Evento promoveu reflexões sobre diferentes vocações e motiva juventude a discernir seus caminhos na fé
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Padre Silas Moesio, SJ
No dia 25 de agosto de 2024, o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com o Espaço Loyola, promoveram mais uma edição do “Despertar Vocacional”. Com a participação de jovens e adultos de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, como a Comunidade São Dimas, a Paróquia São Bento, Área Missionária (AM) Santos Mártires, e AM Santa Margarida de Cortona, o encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão, partilha e oração sobre as diferentes vocações na Igreja.
Atividades e palestras
O evento começou às 8h da manhã com um café da manhã e acolhimento dos participantes. A programação seguiu com uma oração comunitária, em sintonia com a Campanha “Ser Mais com os Demais”. Durante a oração, o Ícone do Sínodo da Juventude da Arquidiocese de Manaus, em peregrinação pelas paróquias do Setor Centro Histórico, foi recebido com uma celebração festiva conduzida pelo Pe. Jozinaldo Alves, CSsR, e o Diácono João Bosco Barbosa.
“Papo MAGIS Vocacional”
A programação continuou com o “Papo MAGIS Vocacional”, mediado por Araceli Nascimento, colaboradora do Centro MAGIS Amazônia. O diálogo incluiu a participação de Hélio Lucena e Caroline Lucena, que falaram sobre a vocação matrimonial e a vida em família; Pamela Teixeira, coordenadora do Setor Juventude da Arquidiocese de Manaus, que abordou a vocação laical; irmã Elis Roberta, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que compartilhou sua experiência sobre a vida religiosa consagrada; e padre Silas Silva, jesuíta, que discutiu a vocação presbiteral. A questão central que norteou o debate foi: “Como foi o seu despertar vocacional?”. Os convidados compartilharam suas experiências pessoais, incentivando a reflexão dos jovens presentes.
Após uma manhã de diálogos e partilhas, os participantes almoçaram juntos, promovendo um momento de convivência e troca de experiências. A segunda parte do evento começou às 14h30 com um relaxamento orientado por Araceli, seguido por um ponto de oração conduzido por Alessy Padilha, também jovem voluntário do Centro MAGIS, refletindo sobre o Evangelho de Lucas 24, 13-35, que narra o encontro dos discípulos com Jesus ressuscitado no caminho de Emaús.
“Falar de vocação é falar de Projeto de Vida”
Araceli Nascimento, colaboradora do CMA, refletiu sobre o evento: “Falar de vocação é falar de projeto de vida. O jovem percorre muitos caminhos até entender qual seu propósito, e nós do CMA estamos aqui para construir juntos esse caminho. O despertar vocacional é uma possibilidade para que o jovem possa ouvir e se questionar, ‘qual a minha verdadeira missão?”.
Emanuel Jarquez, um dos participantes, também compartilhou suas impressões: “Foi bom, pois no dia a dia a gente não consegue parar e respirar, muitas das vezes nem para compreender a nós mesmos e a realidade ao nosso redor, principalmente a presença de Deus. E escutar a vocação das outras pessoas é deveras interessante, pois de lá podemos até mesmo nos autoavaliarmos em nossa caminhada”.
Celebração e conclusão
O evento foi encerrado com uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Silas Silva, SJ, aberta ao público e com a participação de diversos convidados ligados ao Centro MAGIS Amazônia. Durante a celebração, os jovens tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões sobre o ponto de oração e o evento como um todo, expressando seus sentimentos e experiências.
Objetivo e impacto do encontro
O “Despertar Vocacional” teve como objetivo refletir, rezar, tomar consciência do chamado que Deus nos faz e avaliar como estamos respondendo a esse chamado. O evento buscou convocar a juventude a acompanhar e colaborar com todo o processo do Sínodo, que teve início em Pentecostes de 2024 e vai até Pentecostes de 2025. O ícone do Sínodo continuará sua peregrinação pelas paróquias e espaços de juventude do setor.