O Eixo dos Exercícios Espirituais deseja proporcionar uma vivência humana e espiritual profunda com a pessoa de Jesus, a qual é capaz de ressignificar o sentido da vida, bem como facilitar a experiência de Deus. Através da espiritualidade inaciana, propõe-se a jovens ultrapassar uma fé doutrinal para uma fé existencial, visando que construam seu projeto de vida fundamentado no projeto de Jesus Cristo. Para tanto, os Exercícios Espirituais em etapas para Jovens (EEJ), os Exercícios Espirituais de 8 dias e os Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) têm lugar privilegiado nos processos de acompanhamento e formação de jovens.
A espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas que temos. Oferecê-la a jovens tem sido um imperativo, traduzindo-se em um serviço à Igreja. Além disso, os EEJ servem como instrumento privilegiado oferecido aos/às jovens que buscam discernir sua vocação.
O carisma inaciano, além de uma mistagogia, deu origem a uma pedagogia, isto é, um modo de ensinar e de aprender. Por essa razão, entendemos que esse importante legado espiritual e educativo, iluminado pelos desafios do mundo juvenil atual, é uma fonte que orienta nossa ação formativa junto a jovens.
Inspirada pelos Exercícios Espirituais, a formação deve ajudar as pessoas a desenvolverem ao máximo suas potencialidades, exercer sua liberdade, atuar com autonomia, interpretar o mundo em que vivem, aprofundar os conteúdos de sua fé e comprometer-se solidariamente com a sociedade, que inclui os demais e também todo o meio ambiente.
Compreender o que é ser jovem na realidade concreta em que atuamos é fundamental para construirmos propostas formativas significativas. Porém, juntamente com isso é vital, ainda, perguntar-nos sobre o que queremos propor à juventude e o porquê oferecer. Esse Eixo, portanto, tem como tarefa permanente refletir a prática formativa que já realizamos, produzir reflexões pedagógicas e ferramentas metodológicas que ampliem nossa sensibilidade na comunicação e aproximação com o mundo juvenil e orientar processos formativos que contemplem os aspectos mais relevantes da nossa presença entre os jovens.
Toda vocação é dom de Deus! O chamado que Deus nos faz à vida fundamenta todo o servir na alegria de viver. A Companhia de Jesus reafirma o compromisso com a Igreja, no serviço da missão de Cristo, colocando-se como corpo apostólico junto a jovens, como apoio no discernimento vocacional, para ajudá-los na construção de um projeto de vida cheio de esperança.
A vocação cristã é um chamado ao seguimento a Jesus, seja ele realizado através do laicato, do ministério sacerdotal ou da vida religiosa consagrada. Dispomos de instrumentos de animação vocacional que conduzem o jovem a buscar o sentido da vida e seu lugar na construção do Reino. Suas ações provocam os jovens a aprofundar a fé, comprometendo-se com o projeto de vida de Jesus. Assim, são desencadeados processos que levam à construção do projeto de vida pessoal, iluminado pelos apelos do chamado do Jovem de Nazaré.
Dentre os jovens inquietos vocacionalmente, os rapazes que sentem o desejo de conhecer e aprofundar a vocação à Companhia de Jesus são acompanhados individualmente ou em grupo (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano – GAVI). O processo do acompanhamento é personalizado e o tempo de duração depende da caminhada de cada jovem em particular. Quando o processo do discernimento está aprofundado, o rapaz é convidado a dar mais um passo, ingressando no Plano de Candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus. O Plano de Candidatos é um tempo mais aprofundado do discernimento vocacional, onde o jovem passa a morar numa comunidade de jesuítas, partilhando o pão e a missão.
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens em todo o território nacional.
Ela oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Isso acontece em espaços como Centros e espaços de Juventudes, paróquias, escolas, universidades, coletivos etc.