Papo MAGIS reflete sobre juventude e racismo estrutural no Centro MAGIS Amazônia

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro abordou temas como a luta antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira, reunindo jovens em diálogo sobre igualdade racial

Equipe de Comunicação do Centro MAGIS Amazônia com informações de Alessy Padilha

No dia 21 de novembro, o auditório Loyola, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, recebeu o encontro “Papo MAGIS – Juventude e o Racismo Estrutural”. A atividade foi realizada como parte das ações do Mês da Consciência Negra e teve como objetivo fomentar o diálogo sobre questões raciais, fortalecer a luta antirracista e valorizar a cultura afro-brasileira. Estiveram presentes 20 participantes, incluindo jovens, adolescentes e adultos de diferentes regiões de Manaus.

A programação teve início com a apresentação do Grupo de Capoeira Arte Revelação, que trouxe ao encontro elementos da capoeira e da Luta Regional Baiana, destacando essas expressões como parte da resistência e da memória cultural afro-brasileira. Em seguida, Michelle Andrews, produtora cultural e integrante da UNEGRO, falou sobre o Circuito Cultural Novembro Negro, ressaltando a importância de resgatar a memória de Zumbi dos Palmares e promover a igualdade racial. Maicol Barbosa (Aritana), mestrando em Letras pela UFAM, abordou em sua palestra os impactos do racismo a partir de uma perspectiva literária e pós-colonial, discutindo temas como gênero, negritude e sexualidade.

Raphael Maricaua, colaborador do Centro MAGIS Amazônia, destacou a importância do encontro: “O Papo MAGIS foi, antes de tudo, um momento para pensarmos as diversas formas pelas quais o racismo ainda se faz presente na nossa sociedade brasileira. A mensagem que fica para mim no final é: não basta que saibamos que o racismo existe; é preciso combatê-lo nas suas diversas formas — individual, institucional e estrutural — e dar visibilidade às pessoas negras que lutaram para que outras pessoas negras tivessem direitos, bem como fortalecer o protagonismo negro.”

O evento reforçou a importância de promover espaços de diálogo sobre o racismo estrutural e seus impactos. Como desdobramento, o Centro MAGIS Amazônia segue empenhado em apoiar ações que contribuam para a justiça social e o protagonismo da juventude na luta antirracista.

Fotos: Marconi Alfaia

Área Missionária Santa Margarida, com apoio do Centro MAGIS Amazônia, realiza Encontrão da Juventude

Evento foi planejado para o fortalecimento da juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona Gustavo Almada via Centro MAGIS Amazônia No sábado, 27 de abril de 2025, a Área Missionária Santa Margarida de Cortona realizou o Encontrão da Juventude, com apoio do Centro MAGIS Amazônia. O evento reuniu 50 pessoas, incluindo o Padre Silas […]

Manaus reflete campanha Ser Mais Com os Demais 

Encontro promovido pelo Núcleo Apostólico Manaus reforça a cultura vocacional e o trabalho em rede na Amazônia com a campanha “Ser Mais Com os Demais”

Experiência MAGIS Missão Jovem de Semana Santa envia jovens em missão nas comunidades ribeirinhas

Centro MAGIS Amazônia mobiliza ação missionária no município do Careiro da Várzea/AM em parceria com diversos grupos e organizações religiosas Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia A Experiência MAGIS Missão Jovem de Semana Santa é um dos projetos do Centro MAGIS Amazônia. Realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2025, a atividade […]

Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres mobiliza doações no Centro MAGIS Amazônia

Ação arrecadou absorventes e foi concluída durante a Missa de Ação de Graças pelos 13 anos do CMA