O Setor Juventude da Arquidiocese de Manaus realizou sua última reunião do ano no Centro MAGIS Amazônia. O encontro contou com a eleição da nova coordenação para 2025/2026 e o planejamento de eventos importantes, como o Jubileu da Juventude e o DNJ 2025
Roger Caetano da Paixão Barros via Centro Magis Amazônia
Na noite desta terça-feira, dia (03), às 19h, o Setor Juventude da arquidiocese de Manaus se reuniu para realizar a sua última reunião do ano, que teve como pautas centrais: a eleição da nova coordenação para o ano de 2025/2026 e confraternização de fim de ano.
O encontro aconteceu no Centro MAGIS Amazônia, localizado na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, e contou com a presença de 17 representantes juvenis presentes na Arquidiocese de Manaus, como: Comunidade Sementes do Verbo, Equipes de Jovens de Nossa Senhora – EJNS, Articulação da Juventude Salesiana – AJS, Centro MAGIS Amazônia – CMA, Movimento Eucarístico Jovem – MEJ, Grupo AJARAI da Comunidade Católica Hallel, Ministério Jovem – MJ, Comunidade Católica Despertai, Pastoral da Juventude – PJ, Juventude Trina, Jovem Emanuel, PASCOM Arquidiocesana, Setor Avenida Brasil, Setor Centro Histórico e Setor Parque 10.
A atual coordenadora do Setor Juventude, Pamela Teixeira, iniciou o momento fazendo uma oração. Logo após esse momento, foi debatido o calendário anual para o ano de 2025, onde foram definidas datas para o encontro de Líderes e o DNJ 2025, onde também se celebrará o Jubileu da Juventude. Em seguida, foi realizada a eleição para a nova coordenação do Setor Juventude, que irá atuar durante o período de 2025 e 2026.
Ao dar início à eleição para coordenador, Pamela Teixeira, atual coordenadora do Setor Juventude, se colocou à disposição para continuar no cargo de coordenadora, e por votação unanime, Pamela foi eleita novamente para mais um mandato como coordenadora do Setor Juventude. Logo após, deram-se continuidade às votações para as demais funções, onde Roger Paixão, Coordenador da AJS Manaus, foi eleito Secretário, Rafael Silva, Coordenador do Grupo de Jovens Emanuel, foi eleito Tesoureiro, Rilson Soares, representante do Despertai, foi eleito Coordenador da equipe de mídia e, por último, Eduarda Castro, Coordenadora do MEJ, foi eleita-vice Coordenadora da equipe de mídia. Logo após a eleição, o Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas, SJ, fez o envio da nova coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Manaus e também a oração final.
Relatos de experiência
Na reunião, conversamos sobre a programação para o próximo ano e a expectativa das expressões na realização das atividades em conjunto, tais como o Sínodo da Juventude, que ocorrerá ano que vem. Ainda falta bastante contato com outras expressões, grupos jovens das paróquias, estamos nessa articulação para o ano que vem. Com a escolha do colegiado, espera-se melhorar essa articulação e também as atividades do Sínodo. (Pamela Teixeira – Coordenadora do Setor Juventude da Arquidiocese de Manaus).
O momento foi de alegria e celebração pelas atividades que ocorreram, mas também de esperança diante do horizonte que há de vir para o ano de 2025. Estamos com um calendário bonito, e missões grandes, como a continuidade do Sínodo da Juventude e do Jubileu da Juventude, que irão ocorrer no próximo ano. Também elegemos uma nova coordenação, onde confiamos que, em unidade, conseguiremos avançar cada vez mais nessa pastoralidade junto da diversidade de expressões juvenis da Arquidiocese de Manaus. Acredito que o Setor Juventude permanece e continua como fé e esperança. (Alessy Padilha – Agente de Pastoral do CMA).
Após a reunião, os participantes se deslocaram para o terceiro andar do Centro MAGIS, onde foi realizado a confraternização e o jantar, encerrando assim as atividades do ano de 2025 do Setor Juventude.