Centro MAGIS Amazônia orienta retiro para o Setor Juventude da Área Missionária Santos Mártires

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Jovens participaram de manhã de espiritualidade voltada à liderança e ao discernimento vocacional

Evelyn de Souza Lopes e Padre Silas Silva, SJ via Centro MAGIS Amazônia

No dia 2 de março de 2025, ocorreu a Manhã de Espiritualidade do Setor Juventude da Área Missionária Santos Mártires, realizada na Casa das Irmãs da Divina Providência, em Manaus/AM. O encontro reuniu jovens entre 16 e 30 anos, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e oração sobre a espiritualidade na liderança, o autoconhecimento e a relação com os outros. A atividade foi conduzida pelo Centro MAGIS Amazônia (CMA), a convite da coordenação do Setor Juventude da Área Missionária.

A programação iniciou-se com a Oração do Ofício Divino da Juventude, preparando os participantes para a temática do retiro. Em seguida, a Dinâmica da Teia de Aranha promoveu a apresentação dos jovens e um momento de reflexão sobre o significado da espiritualidade. Os participantes compartilharam suas percepções, compreendendo a espiritualidade como o deixar-se guiar pelo Espírito Santo para conhecer e seguir a vontade de Deus.

A segunda parte da Dinâmica da Teia de Aranha, abordou a vivência da espiritualidade no cotidiano. Os jovens relataram diferentes formas de alimentar sua fé, incluindo oração pessoal, reza do terço, adoração, acompanhamento espiritual e estudo da Palavra de Deus.

No segundo momento do retiro, os participantes realizaram um tempo de deserto e oração pessoal inspirada na espiritualidade inaciana, onde puderam rezar e refletir sobre dois textos bíblicos: Eclesiástico 6,5-17, que destaca a importância da amizade na liderança, e Lucas 4,14-22, que ilumina a missão de Jesus e sua orientação para uma liderança guiada pelo Espírito de Deus. Após esse momento, os participantes partilharam em grupos os frutos de suas orações.

Para concluir, o Padre Silas Silva, SJ, conduziu a Dinâmica do Barco da Vida. No primeiro momento, por meio de dobraduras se fez o barco, para avançarmos para água mais profundas.  Na continuidade da dinâmica o barco se transforma em camisa, simbolizando que os jovens líderes do Setor Juventude são chamados a “vestir a camisa” do cuidado e da evangelização das juventudes. A dinâmica também mostrou que, diante das dificuldades e desafios da liderança, Cristo acompanha e fortalece os jovens em sua missão e a camisa se transformou em uma cruz, representando a missão que cada jovem líder recebe de Cristo Jesus.

A experiência do encontro foi significativa para os participantes, como relatou Evelyn de Souza Lopes: “Amei o encontro, pois muitas vezes estamos à frente das atividades e eventos, mas temos poucos momentos para parar e participar. Além disso, a forma como o encontro foi conduzido foi dinâmica e essencial, trazendo um novo olhar sobre liderar, viver e ter atenção ao outro.”

O encontro reforçou o compromisso do Setor Juventude da Área Missionária Santos Mártires com a espiritualidade e a formação de seus líderes, fortalecendo sua parceria com o Centro MAGIS Amazônia.

Retiro de Jovens e Adultos inspira-se na vida de São Carlo Acutis

Encontro reuniu jovens, adolescentes e adultos no município de Bonfim/RR, com o objetivo de fortalecer a fé, a comunhão e o compromisso cristão.

Centro MAGIS Amazônia participa da Assembleia Sinodal da Juventude

Encontro reuniu cerca de 350 pessoas em Manaus/AM para escuta, debates e sistematização de propostas pastorais para as juventudes da Arquidiocese.

Lucernário de Natal encerra o Ano Pastoral do Centro MAGIS Amazônia

Encontro reuniu mais de 40 pessoas em Manaus para reflexão e ação de graças pelo ano vivido

Escola MAGIS de Liderança Jovem: Módulo III em Brasília forma lideranças jovens para servir e acompanhar juventudes

Entre oração, partilha e encontro com a realidade, o Módulo III da Escola MAGIS formou jovens líderes para servir com coragem e profundidade