Mochilaço Jovem e Amazônia de Pé – Juventude assina luta pela proteção das florestas

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Momento fortalece compromisso com a justiça socioambiental e a defesa da Amazônia

Alessy Padilha, via Centro MAGIS Amazônia

No sábado (24), o Centro MAGIS Amazônia, durante a atividade do Mochilaço Jovem 2025, realizou a coleta de assinaturas pela Amazônia de Pé.

O Mochilaço Jovem 2025, tendo como proposta a peregrinação inaciana ao lado do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES, convocou a juventude presente a colaborar assinando pela Amazônia de Pé.

O momento foi organizado e dirigido pelo agente de Pastoral Alessy Padilha e pela colaboradora voluntária Araceli Santos. O ato reafirma o compromisso do CMA com o Movimento em orientar, educar e agir por uma justiça socioambiental. As assinaturas, encaminhadas ao Movimento Amazônia de Pé, têm o objetivo de proteger as florestas públicas da Amazônia, resguardando toda a vida dos povos que nela habitam. E, ao proteger os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, estaremos também protegendo a cultura desses povos, os saberes tradicionais, a forma de ser e expressar no mundo. Assim, estamos alinhados aos sonhos da Exortação Apostólica Querida Amazônia do Papa Francisco.

O momento foi organizado e dirigido pelo agente de Pastoral Alessy Padilha e pela colaboradora voluntária Araceli Santos. O ato reafirma o compromisso do CMA com o Movimento em orientar, educar e agir por uma justiça socioambiental. Onde as assinaturas, encaminhadas ao Movimento Amazônia de Pé, têm o objetivo de proteger as florestas públicas da Amazônia, resguardando toda a vida dos povos que nela habitam. E, protegendo os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, estaremos também protegendo a cultura desses povos, os saberes tradicionais, a forma de ser e expressar no mundo. Onde, assim, estamos alinhados aos sonhos da Exortação Apostólica Querida Amazônia do Papa Francisco.

“Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.
Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana.
Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.
Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos.”

Querida Amazônia, parágrafo n.º 7.

Desta forma, fortalecemos o compromisso ao lado da juventude que defende e luta pelo cuidado da nossa Casa Comum.

Centro MAGIS Amazônia e Área Missionária Santa Margarida de Cortona participam do Jubileu da Juventude – DNJ

O Jubileu da Juventude – DNJ reuniu cerca de 2.000 jovens e adultos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, num dia de oração, partilha e peregrinação. O evento celebrou o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”, reforçando a fé e o compromisso da juventude

Centro MAGIS Amazônia realiza II Módulo do Espaço Projeto de Vida

O Centro MAGIS Amazônia realizou o II Módulo do Espaço Projeto de Vida, reunindo jovens de Manaus para refletir sobre autoconhecimento e relações humanas. O encontro contou com dinâmicas e momentos de partilha conduzidos pela irmã Maria Couto

Centro MAGIS Amazônia promove exibição do curta-metragem “Floresta Curumim”

O Centro MAGIS Amazônia exibiu o curta Floresta Curumim no Circuito Tela Verde, reunindo jovens da Amazônia, Venezuela e Bolívia para refletir sobre ecologia, identidade e justiça social

Juventudes Amazônidas se reúnem em Manaus para fortalecer o protagonismo na justiça climática

Encontro integrou jovens indígenas e não indígenas de quatro estados da Amazônia Legal e da fronteira com a Bolívia, promovendo vivências, trocas de saberes e construção coletiva rumo à COP