Atividade integrou a Festa do Seminário São José e reuniu congregações, movimentos e pastorais da Arquidiocese de Manaus
Por Silas Silva, SJ, Diretor do Centro MAGIS Amazônia
No dia 31 de agosto de 2025, o Centro MAGIS Amazônia esteve presente na Feira Vocacional realizada durante a Festa do Seminário São José, em Manaus/AM. O encontro aconteceu das 17h às 21h, com o objetivo de partilhar carismas e arrecadar recursos para a manutenção da casa de formação.
A programação iniciou-se às 18h, com a acolhida conduzida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Zenildo Lima. Participaram congregações religiosas, pastorais, movimentos, novas comunidades, paróquias e áreas missionárias. Representando o Centro MAGIS Amazônia estiveram Alessy Padilha, Lara Lopes, Harison, Clisthian Cauã, Araceli do Nascimento e o Padre Silas Silva, SJ.
Entre os destaques estiveram as apresentações das instituições, a abertura do concurso da melhor barraca e a entrega de um ícone de Jesus Cristo como recordação da participação das instituições neste momento festivo da Igreja de Manaus. E o prêmio de melhor barraca foi entregue à Aliança de Misericórdia.

O Seminarista Marinho Arantes, coordenador da feira, afirmou que organizar o evento foi “desafiador e, ao mesmo tempo, profundamente gratificante”. Ele ressaltou que a presença de congregações, comunidades e pastorais “tornou o evento ainda mais rico em diversidade e testemunhas de fé”. Marinho contou que buscou “acolher bem a todos, sobretudo diante das solicitações que chegavam mesmo quando as inscrições já estavam encerradas”. Para ele, “todo empenho valeu a pena” e coordenar a feira “vai além da logística, trata-se de um verdadeiro serviço à Igreja, criando um espaço de comunhão, testemunho e esperança para todos os que buscam discernir sua vocação”.
O Seminarista Lucas Santos Maia, da Diocese de Roraima, destacou que a feira é “um dos espaços mais significativos da Festa do Seminário São José, lugar onde cada congregação, instituto e movimento manifesta o grande dom de ser Igreja: diversidade de carismas, mas um só Espírito (cf. 1Cor 12,4)”. Para ele, “ao encontrar cada pessoa que se aproxima de nós, também somos encontrados e o Espírito nos anima e reanima vocacionalmente”. Lucas acrescentou que falar de vocação é “falar de uma história de amor, o próprio Deus que entra em nossa vida e história, nos chama e nos envia”.
Para Lara Lopes, colaboradora voluntária do Centro MAGIS Amazônia, a feira foi “uma experiência muito rica, pois foi possível compartilhar o carisma inaciano com todos que visitaram nosso espaço. Uma excelente forma também de promover as atividades e espiritualidade do Centro MAGIS Amazônia”.
A Feira Vocacional foi um momento propício para a motivação de uma cultura vocacional na Arquidiocese de Manaus, criando um espaço de encontro entre diferentes carismas e expressões da Igreja. O evento também reforçou o incentivo às juventudes das comunidades para discernirem sua vocação a serviço da missão da Igreja.





