Arquidiocese de Manaus realiza o Grito dos Excluídos com participação do Centro MAGIS Amazônia

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Cardeal Leonardo Steiner participa do Grito dos Excluídos em Manaus

A caminhada percorreu a Zona Leste de Manaus em defesa da vida, da democracia e do cuidado com a Amazônia

Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia

Na sexta-feira (5), a Arquidiocese de Manaus/AM, por meio das Pastorais Sociais e em parceria com movimentos sociais, realizou mais uma edição do Grito dos Excluídos. A caminhada saiu da rotatória da Alameda Alphaville, na Zona Leste, e seguiu até o Parque Gigantes da Floresta, reunindo fiéis, pastorais sociais e representantes da sociedade civil, de diferentes faixas etárias.

O evento, que há 31 anos é promovido pela Igreja Católica no Brasil como fruto da 2ª Semana Social Brasileira, teve como objetivo ser espaço de manifestação em defesa dos direitos dos excluídos. Neste ano, o Grito teve como tema “Vida em Primeiro Lugar” e lema “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”.

A concentração iniciou-se às 15h com um momento de mística de abertura. Às 16h, os participantes partiram em caminhada, que fez ecoar os gritos pela vida, saúde, moradia, respeito, dignidade, democracia e cuidado com a Amazônia. A mobilização também destacou a Campanha “Água e lixo não combinam”, voltada à preservação dos igarapés, e o Plebiscito Popular 2025, que recolheu assinaturas em defesa da justiça fiscal e da redução da jornada de trabalho.

Entre os presentes esteve o Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, que agradeceu a participação da comunidade e incentivou a continuidade da luta em defesa da vida e das políticas públicas. O Centro MAGIS Amazônia esteve presente, unindo-se ao chamado por dignidade e preservação da Casa Comum.

Para Clisthian Cauã, colaborador voluntário do Centro, o Grito foi uma oportunidade de união e reflexão, e relatou: “foi um momento muito importante, onde a Igreja e os movimentos sociais se uniram para refletir sobre os problemas que afetam nossa democracia e nossa soberania. Esse encontro mostrou a força do povo na defesa da vida, da dignidade e da nossa Casa Comum, reafirmando que só juntos podemos construir uma sociedade mais justa e solidária.”

A caminhada em defesa da vida, da democracia, do cuidado com a Amazônia reforça o compromisso da igreja da Arquidiocese de Manaus com a justiça social, com os povos e com a vida na Amazônia.

Imagens: ASCOM Arquidiocese de Manaus e Centro MAGIS Amazônia

Veja também

Calendário Centro MAGIS Amazônia
Notícias Centro MAGIS Amazônia
MAGIS Brasil

Comunidade São Luís Gonzaga e Centro MAGIS Amazônia promovem Lucernário e reúne juventudes e comunidades em noite de fé e esperança no legado de São Luís Gonzaga

Encontro reuniu jovens e adultos da Paróquia Mãe da Misericórdia em Manaus e promoveu momento de oração, espiritualidade e reflexão vocacional inspirado na vida de São Luís Gonzaga

Silêncio, oração e encontro com Deus marcam os Exercícios Espirituais para Jovens no Centro MAGIS Amazônia

Experiência reuniu jovens e adultos em Manaus para vivenciar momentos de oração, escuta interior, partilha e discernimento à luz da espiritualidade inaciana

Centro MAGIS Amazônia participa da Audiência das Juventudes em Manaus

Encontro reuniu jovens, pastorais, instituições e representantes da sociedade civil para fortalecer a escuta, o protagonismo juvenil e as políticas públicas para as juventudes

GAVI reúne jovens para discernimento vocacional em Manaus

Encontro no Centro MAGIS Amazônia convidou vocacionados a reconhecerem a presença de Deus na própria história