Evento reuniu 95 participantes para refletir sobre a mensagem de esperança e fortalecer o protagonismo juvenil salesiano
Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia
O Encontro de Lideranças da Articulação da Juventude Salesiana aconteceu no sábado (20), das 8h às 16h, na Casa dos Jovens – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus/AM. A atividade foi promovida pela Pastoral Juvenil Salesiana e teve como objetivo formar lideranças e fortalecer o trabalho em rede.

A iniciativa reuniu 95 participantes, sendo 80 estudantes e 15 adultos, entre assessores, religiosos(as) e pastoralistas dos colégios e obras sociais da Rede de Educação das Irmãs Salesianas em Manaus: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Centro Educacional Santa Teresinha, Escola Santa Maria Mazzarello, Centro Social São Benedito e Casa Mamãe Margarida.
Com o tema Juventudes: testemunhas da esperança, o encontro contou com momentos de mística, oficinas e partilhas. Os grupos de vivência refletiram sobre diferentes dimensões da esperança, dentre as quais: ‘Esperança que se comunica’, tendo como exemplo São Carlo Acutis; ‘Esperança que transforma’, inspirada na Missão Jovem; ‘Esperança que se compromete’, baseada na justiça socioambiental e nos direitos das juventudes; e a última, assessorada pelo Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas Silva, SJ, teve como tema a ‘Esperança que cuida’ e abordou o cuidado com a Casa Comum, inspirando-se na encíclica Laudato Si, na COP30 e nas Cúpulas dos Povos.
“Este momento de partilha nos proporcionou uma expansão de nossa consciência ecológica, nos fazendo meditar os anseios do saudoso Papa Francisco, principalmente em sua encíclica ‘Laudato Si’. Deste modo, podemos praticar de uma melhor maneira o cuidado com a Criação de Deus, Nosso Senhor!”, afirmou Lucas Lima, estudante do Centro Educacional Santa Teresinha (CEST).
O encontro contou ainda com a partilha da Irmã Natalina sobre sua participação no Jubileu da Juventude, em Roma e encerrou-se com um Oratório Festivo, que promoveu integração entre os estudantes. A expectativa é que as reflexões gerem compromissos concretos e fortaleçam a vivência do protagonismo juvenil salesiano nas escolas, obras sociais e comunidades de Manaus.




