Encontro reuniu leigas para integrar oração e compromisso com as realidades vulneráveis da Amazônia
Por Gilmara Santos, via Centro MAGIS Amazônia
Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2025, integrantes do Núcleo Inaciano de Manaus participaram do Retiro de Inspiração Inaciana “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), realizado na Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, em Manaus/AM. O encontro teve como objetivo reconhecer e contemplar a presença de Jesus que habita entre nós, especialmente nas pessoas em situação de rua, jovens, idosos, indígenas, negros, ribeirinhos e imigrantes.
Organizado pelo Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), a programação contou com acolhida, missa, exposições, pontos de oração, meditações, momentos orantes e partilhas em grupo.
Participaram do retiro quatro leigas do Núcleo Inaciano – Gilmara Santos, Francilma Grana, Márcia Gonzalez e Suzi Brito –, com idades entre 32 e 56 anos, residentes em Manaus. Durante três dias, elas se reuniram para aprofundar o discernimento inaciano, buscando integrar oração, silêncio, escuta e compromisso com as realidades de exclusão presentes na cidade, sob a orientação e acompanhamento de Márcio Fernandes e Telma Amaral, e com a participação dos padres Paulino, SJ, e Cristóvão, SJ, nas celebrações.
“Fazer parte desse retiro, para mim, foi como uma confirmação dos projetos de Deus em minha vida. Vindo de um momento em que decidi me reconectar com a espiritualidade, poder voltar a silenciar e saborear o modo de rezar inaciano foi fundamental para dar continuidade a esse processo. Foram três dias de redescobertas e amor, que me oportunizaram refletir minhas ações para melhor servir ao Senhor”, partilhou a leiga Suzi Brito.
“O retiro de espiritualidade inaciana foi uma experiência maravilhosa para mim. O silêncio me fez ouvir a voz de Deus de um modo novo — suave, mas profundo. Longe do barulho do mundo, pude olhar para dentro e perceber o quanto o Senhor age nas pequenas coisas. Cada momento de oração foi um convite à entrega, à confiança e à renovação do coração. Volto desse retiro mais leve, mais serena e com o desejo de amar e servir com mais generosidade. O silêncio me ensinou que Deus fala, e fala com amor”, disse Márcia Gonzalez, participante do retiro.
“Participar desse retiro foi um convite a silenciar e escutar a voz de Deus, que fala no íntimo do coração, chamando-nos a olhar com amor e generosidade para tantas realidades de exclusão, morte, violência, injustiça e destruição e, ao mesmo tempo, a contemplar a beleza da vida, a bondade, as lutas e as alegrias e a olhar com amor para o ser humano. Para mim, este retiro foi um apelo para fazer parte do Reino de Deus como pessoa atuante e uma confirmação do amor e da liberdade que o Senhor nos oferece para melhor amar e servir”, confidenciou Gilmara Santos.
O retiro reforçou o compromisso do Núcleo Inaciano de Manaus com a espiritualidade inaciana e com o serviço às periferias existenciais. A experiência integra o percurso formativo do grupo para seguir contemplando Cristo presente nas realidades vulneráveis da Amazônia, unindo oração, discernimento e compromisso com a justiça socioambiental.

