Encontro teve como objetivos a apresentação das novas coordenações, avaliação da caminhada da PJ e elaboração do plano para o próximo triênio
Por Marcelo Pereira, via Centro MAGIS Amazônia
De 21 a 23 de novembro, no Centro MAGIS Amazônia, ocorreu a Reunião da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Norte 1 da CNBB. O encontro contou com a participação de 10 pessoas, representando a Prelazia de Tefé, Diocese de Coari, Diocese de Borba, Diocese de Roraima e Arquidiocese de Manaus, dentre os quais Marcelo Pereira, Werick Ferreira, Leonardo Figueiredo, Cleidiane Souza, Luiz Felipe, Wendel Souza, Driele Cazumba, Pe. Roberto da Silva, OMI, Ir. Ana Geruza, ASC, e Ir. Roseane Freitas, MDI.
A reunião teve como objetivo apresentar a transição das coordenações e contou com a troca de experiências e aprendizados entre as equipes que estavam finalizando seus mandatos e as que assumem as novas responsabilidades. Além disso, o encontro também foi uma oportunidade de rever o que foi construído na última assembleia e planejar o futuro da PJ para o triênio 2026-2028.

A programação iniciou com um momento vivencial, marcado pela espiritualidade e pela escuta. Na manhã de sábado (21), o grupo celebrou uma mística inspirada em Romanos 5, 1-5, que nos recorda que “a esperança não decepciona”. Esta passagem bíblica iluminou as reflexões e orientou a construção do dia.
O ponto central do encontro foi a elaboração do Plano de Ação – PUXIRUM, que guiará a Pastoral da Juventude do Regional Norte 1 da CNBB nos próximos três anos. O plano foi estruturado em seis eixos fundamentais: formação e relação; espiritualidade; comunicação; cultura; ação transformadora e sustentabilidade. Promovendo um espaço de diálogo e escuta, as prioridades para o próximo triênio foram definidas de forma coletiva.
Outro destaque foi o momento de transição de serviços, onde os Coordenadores Regionais (CRs) e o novo integrante da Coordenação Nacional (CN) puderam transmitir orientações e compartilhar experiências. Essa transição garante continuidade, organização e reforça a identidade e missão da PJ dentro do regional.
“Sempre vi o Regional como um espaço diferenciado, desde a primeira experiência que tive no Encontro de Espiritualidade Libertadora Amazônica (EELA) em 2018. Fiquei encantada com tanto amor e protagonismo juvenil. Mas eu nunca imaginei que chegaria à CR… Hoje me sinto muito feliz por isso, pois saber que estou, a partir de então, ajudando a construir uma história, um plano de evangelização, que é continuidade daquela experiência primeira que tive, é gratificante demais, pois sei que pode fazer diferença na vida de outro(a) jovem, assim como a PJ fez na minha. Então, essa reunião me faz sentir alegria, esperança e ousadia, assim como coragem e resistência, que são marcas da PJ no Regional Norte 1 há 40 anos…” (Cleidiane Souza, CR – Diocese de Borba)
“Acolher e apoiar a Pastoral da Juventude do Regional Norte 1 da CNBB faz parte da missão do Centro MAGIS Amazônia e para a gente foi uma alegria, pois favorecer espaços que potencializam o protagonismo e a evangelização das juventudes é ser sinal do caminho sinodal que Deus, por meio da Companhia de Jesus, nos pede.” (Padre Silas Silva SJ, diretor do CMA)
Estar reunidos no contexto do Regional Norte 1 é sempre especial, considerando as longas distâncias e a diversidade de realidades. Cada encontro presencial é uma oportunidade única de fortalecer vínculos, reafirmar o compromisso pastoral e alinhar ações para os próximos anos.
Além do PUXIRUM, a reunião também definiu datas e encaminhamentos para as atividades regionais, assegurando unidade e planejamento na atuação da PJ no regional.










