Centro MAGIS Amazônia participa da Assembleia Sinodal da Juventude

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro reuniu cerca de 350 pessoas em Manaus/AM para escuta, debates e sistematização de propostas pastorais para as juventudes da Arquidiocese.

Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia

A Assembleia Sinodal da Juventude ocorreu entre quinta-feira (5) e domingo (8), no Colégio Dom Bosco Centro, em Manaus/AM, com a participação média de 350 pessoas, entre jovens sinodais, adultos que assessoram e acompanham as juventudes e equipes de serviço, com o objetivo de responder ao pedido das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja de Manaus para a realização do Sínodo da Juventude.

Para a organização da iniciativa, foi constituída uma equipe de articulação, e o diretor do Centro MAGIS Amazônia foi convidado a compor a Comissão Arquidiocesana do Sínodo da Juventude, ao lado de Marlen Grijó, como representante adulta, e Renato Duarte, como colaborador nas equipes de serviço.

A programação teve início na quinta-feira (5), durante a Missa e Novena da Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese e do Estado do Amazonas, marcando a abertura da assembleia. De sexta-feira (6) a domingo (8), os trabalhos seguiram no Colégio Dom Bosco, com painéis sobre o dinamismo da Arquidiocese, a comunhão no trabalho com as juventudes e a relação entre saúde mental e juventude, com contribuições de Dom Zenildo Lima, do Cardeal Leonardo Steiner, de Pamela Teixeira, de Giovanni Sampaio e de Dom Hudson Ribeiro.

Os jovens sinodais puderam interagir com o povo e deixar suas contribuições, que foram sistematizadas a partir dos grupos de trabalho. Durante a assembleia, foi apresentada a síntese dos trabalhos, com sugestões de ações evangelizadoras junto e com as juventudes, e também uma carta-compromisso.

Minha experiência dentro da Assembleia Sinodal da Juventude foi, acima de tudo, a vivência de um caminho aberto. Um espaço onde a aproximação se torna possível, onde a escuta é colocada como prioridade e onde o cuidado com o ser integral do jovem é levado a sério. Durante a assembleia, pude perceber com ainda mais clareza que a juventude é, de fato, o vigor da Igreja. Uma juventude que anseia por caminhos abertos, por espaços onde possa ser acolhida, ouvida e reconhecida como protagonista nas comunidades e nos processos eclesiais. Também ficou muito evidente o quanto os jovens clamam por cuidado, especialmente no que diz respeito à saúde mental, sem deixar de lado o desejo por formação, acompanhamento e oportunidades concretas de participação e liderança. A juventude quer caminhar, quer servir e quer construir. Que a Igreja, a partir da experiência da assembleia, continue fortalecendo esse caminho de aproximação e de caminhada conjunta, e que o discernimento vivido nesses dias nos ajude a permanecer próximos dos jovens, escutando seus clamores, acolhendo suas dores e alimentando suas esperanças”, afirmou Giovanni Sampaio, membro da Comissão Arquidiocesana do Sínodo da Juventude.

Rafaela Paes – Jovem da Área Missionária Santa Rita de Cássia, partilhou que: “Os 4 dias de Sínodo foram uma experiência surreal, diferente de tudo que já vivi durante toda a minha caminhada na igreja. Tive vários momentos incríveis! Lá eu pude conhecer outros jovens de diferentes lugares e realidades. Com certeza, a peça de domingo me tocou bastante, foi bem impactante. O momento que me marcou muito foi a nossa caminhada para a Catedral Metropolitana de Manaus: a juventude unida cantando junto! Sem contar que a comida estava maravilhosa! Eu tenho certeza que marcou de uma forma super positiva, não somente eu, mas vários jovens ali. Na procissão, mostramos a força e a união dos jovens sinodais. Nós vamos levar tudo o que foi falado ali para nossas igrejas e comunidades, e continuar a viver a fé com mais paixão e propósito. Foi um tempo de crescimento espiritual e amizades verdadeiras!”

Ao final, as contribuições foram sistematizadas em grupos de trabalho, incluindo temáticas como Christus Vivit e o valor do Evangelho na vida dos jovens, juventude e missão, e os espaços das juventudes ligados à tecnologia, mídia e comunicação, culminando na apresentação de uma síntese com sugestões de ações evangelizadoras e uma carta-compromisso para fortalecer a caminhada junto e com as juventudes na Arquidiocese.

Centro MAGIS Amazônia participa da Assembleia Sinodal da Juventude

Encontro reuniu cerca de 350 pessoas em Manaus/AM para escuta, debates e sistematização de propostas pastorais para as juventudes da Arquidiocese.

Lucernário de Natal encerra o Ano Pastoral do Centro MAGIS Amazônia

Encontro reuniu mais de 40 pessoas em Manaus para reflexão e ação de graças pelo ano vivido

Escola MAGIS de Liderança Jovem: Módulo III em Brasília forma lideranças jovens para servir e acompanhar juventudes

Entre oração, partilha e encontro com a realidade, o Módulo III da Escola MAGIS formou jovens líderes para servir com coragem e profundidade 

Voluntárias do Centro MAGIS Amazônia participam do Retiro de Colaboradores e Colaboradoras do Núcleo Apostólico Manaus

Retiro promovido pela Companhia de Jesus em Manaus proporcionou momentos de reflexão e fortalecimento da espiritualidade inaciana entre os participantes.