Encontro reuniu jovens e adultos da Paróquia Mãe da Misericórdia em Manaus e promoveu momento de oração, espiritualidade e reflexão vocacional inspirado na vida de São Luís Gonzaga
Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia
O Lucernário reuniu mais de 60 participantes no dia 18 de junho, na Comunidade São Luís Gonzaga, pertencente à Paróquia Mãe da Misericórdia, no bairro Compensa, em Manaus (AM). O encontro teve início às 19h30 e foi concluído por volta das 20h40, em um clima de oração, silêncio e espiritualidade.
Participaram jovens e adultos vindos das comunidades da Paróquia Mãe da Misericórdia, com destaque para a presença da Comunidade São Luís Gonzaga. Também esteve presente uma jovem do grupo JUFEC, da Área Missionária São Domingos Sávio, além do Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia (CMA), e de Giovanni Sampaio, pastoralista do CMA, que colaboraram na condução da experiência.
O encontro foi realizado para encerrar a última noite do tríduo em honra a São Luís e foi um espaço de oração e reflexão inspirado na vida de São Luís Gonzaga, tendo como tema “Juventude, Fé e Esperança: O legado de São Luís Gonzaga”. A proposta buscou favorecer um momento de aprofundamento da fé, discernimento vocacional, fortalecimento da esperança cristã e compromisso com o cuidado da vida.
A programação foi estruturada em três momentos centrais: Celebração das Luzes – Juventude, Celebração da Palavra – Fé e Celebração da Vida de São Luís – Esperança e Caridade. Ao longo da noite, os participantes viveram momentos de acolhida, silêncio, acendimento das velas, mantras, reflexões, escuta da Palavra, preces espontâneas e oração comunitária.
As reflexões apresentaram São Luís Gonzaga como referência para as juventudes, destacando elementos como projeto de vida, vocação, discernimento, esperança e caridade vivida em gestos concretos. Também houve um momento de intercessão, no qual os participantes puderam apresentar suas intenções pessoais em oração.
A condução do encontro contou com o acompanhamento do Pe. Silas Silva, SJ, e de Giovanni Sampaio, fortalecendo a proposta da espiritualidade inaciana junto às juventudes e comunidades.
Entre os depoimentos, Lays Gama, secretária do grupo de jovens JUFEC da Área Missionária São Domingos Sávio, afirmou:
“Participar do Lucernário foi uma experiência incrível para mim. Foi um momento de oração, reflexão e encontro com Deus, que renovou minha fé e fortaleceu minha esperança.”
Já Ágata, coroinha da Comunidade São Luís Gonzaga, destacou:
“Foi muito bom, estava tudo muito bonito e foi bom para conhecer mais sobre a história de São Luís Gonzaga. Foi muito maravilhoso.”
O Lucernário reforça a importância de espaços de espiritualidade e encontro comunitário como caminhos de fortalecimento da fé e do protagonismo juvenil, em sintonia com a missão do Centro MAGIS Amazônia junto às juventudes.

















VEJA TAMBÉM:
Centro MAGIS Amazônia participa da Audiência das Juventudes em Manaus

