A juventude para além da esperança 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Alessy Padilha – Pastoralista do Centro MAGIS Amazônia

Esperançando com Cristo

Papa Francisco convoca a juventude a serem sinal “para além da esperança”. É buscar, diante das instabilidades, crises e dificuldade que o mundo cria, serem promotores da mudança, da ousadia e não se deixar se abater pelos sentimentos que nos vêm nestes tempos tempestuosos. Quando o Santo Padre induz a juventude a ser este sinal de ação, a esperança do substantivo passa a ser o esperançar, verbo que nos move a agir, a ousar, mover e ser jovem que propõe as mudanças diante dos desafios. Para que possamos garantir não somente o futuro, mas que o nosso presente seja de um mundo fraterno e de paz.

É através das palavras do Papa que o Espírito Santo de Deus age, e convida o/a jovem a serem sinal deste esperançar, é peregrinar como sinal e exemplo de esperança. Devemos buscar esta semelhança de Cristo que nasce para ser luz na humanidade. Acreditando que dentro de nosso espírito Jesus nasce. É por ele que somos guiados para agir, sermos mais com os demais e buscar a dignidade de vida plena para todos e todas no mundo.

Corações cheios de esperança

«Jesus, o eternamente jovem, quer dar-nos um coração sempre jovem» (13) – Christus Vivit.

Um coração sempre jovem para amar, ser criativo, ser voz ativa, que entenda o seu ser e estar no mundo, e busque alternativas para a vida diante dos desafios do dia a dia. Fazer o nosso coração semelhante ao de Cristo que se fez um jovem atuante, que teve a coragem e a ousadia de mudar a história do mundo.

Esse coração é o que nos faz pulsar, é estar em constante movimento para sermos provocadores de mudanças. O incômodo de estarmos em um lugar onde o sistema atual não nos satisfaz, dinamiza o jovem a mudar constantemente, na busca de ser melhor, sendo o magis inaciano nos espaços em que vivemos. Este coração esperançoso, também se enche de amor e cuidado, para ser um coração de solidariedade e humildade. Papa Francisco na Exortação Sobre o Amor misericordioso de Deus, enfatiza que “Num tempo em que se descartam tantos seres humanos, ela ensina-nos a beleza do cuidado, do ocupar-se do outro.” Ela, a Santa Terezinha, é exemplo da imensidão do amor de Deus, que nos move para a ação missionária diante das dificuldades do mundo. É por este sentido, que ser peregrino da esperança, é se manter firme na oração, que nos leva a Cristo, mas com o desejo de um amor que ajuda uns aos outros a liberdade e a realização dos sonhos.

A esperança nos tempos de incertezas

Na Exortação Laudate Deum, Papa Franscisco nos ilumina acerca da crise climática global, mas também vivenciamos o surgimento de guerras e o avanço da extrema direita e do fascismo, que afetam nossa saúde mental e nos coloca a mercê das incertezas de qual futuro há de vir. Assim, a juventude sofre frente à crise global, colocados a margem pela sociedade muitas vezes coloca o jovem como sujeito sem direitos.

Mas, frente a toda a crise, temos Deus que é amor, e que o caminho para a nossa salvação. É Cristo que nasce, morre e ressuscita para a nossa libertação. E é por ele e devemos acreditar num futuro cheio de esperança, onde a vida transborda com paz e amor para o mundo inteiro.

Esperançar para os demais

«O Senhor chama-nos a acender estrelas na noite doutros jovens» (33) – Christus Vivit.

Apesar da instabilidade que o sistema nos impõe, devemos ser o sinal de Cristo com coragem e ousadia. Sonhar e esperançar usando nossos dons para o cuidado com a terra. O entendimento de que tudo está interligado, a partir duma ecologia integral, nos instiga a agir cada vez mais para lutar por políticas públicas para que nossos espaços sociais possam ter qualidade de saúde, moradia, educação, lazer e arte.

Sonhar não é acreditar em utopias, mas os sonhos nos dão coragem e ânimo para seguir adiante e continuarmos buscando formas da concretização do Reino de Deus na terá. E para isto devemos também chamar outros jovens a fazerem parte desta construção de vida integral para a humanidade.

O Espírito Santo nos move a “acender estrelas” no coração dos outros jovens, e gerar este movimento do Espírito que nos faz a agir para o amor e a fraternidade. Assim, é ser ser o sinal da esperança nas escolas, universidades, no trabalho, na roda de hip hop, nos bailes de carnaval e nas redes sociais. E em todo e qualquer lugar que iremos estar, pois Cristo nos chama para a missão, de ir ao encontro dos demais, e mostrar o caminho da vida através da solidariedade, mostrando o ato de amar e cuidar na construção da amizade social.

REFERÊNCIAS

Francisco, Exortação Apostólica C’est la confiance. 15 de outubro de 2023;

Francisco, Exortação Apostólica Christus Vivit, 25 de março de 2019;

Francisco, Exortação Apostólica Christus Vivit, 25 de março de 2019;

Francisco, Exortação Apostólica Laudate Deum. 4 de outubro de 2023;

O Papa para os jovens: a Igreja precisa de vocês, esperem para “além da esperança”. .Vatican News. 28 de dez. 2024. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-12/papa-francisco-mensagem-encontro-jovens-taize-tallinn-estonia.html.

Centro MAGIS Amazônia sedia formação sobre justiça climática e ação cidadã

Iniciativa do Instituto Aparecida Sustentável capacitou lideranças comunitárias de Manaus para atuação socioambiental nos territórios periféricos Gabriel Mota, do Instituto Aparecida Sustentável, via Centro MAGIS Amazônia No sábado (20), foi realizada a Formação Comunitária Ambiental do Instituto Aparecida Sustentável, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM. Participaram 20 pessoas, de diferentes faixas etárias, entre 18 e […]

CMA colabora com a juventude das paróquias Mãe da Misericórdia e São Vicente e reza o Ofício Divino em louvor ao padroeiro da juventude, São Luís Gonzaga

Celebração e processo de rearticulação da Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia Mãe da Misericórdia, em Manaus/AM Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia Na manhã de quinta-feira (19), jovens e adultos das comunidades da Paróquia Mãe da Misericórdia e São Vicente de Paulo estiveram participando do Ofício Divino da Juventude (ODJ) na Comunidade […]

CMA realiza assessoria sobre evangelização da juventude para lideranças da Área Missionária Divina Misericórdia

Encontro tratou do Documento 85 – “Evangelização da Juventude” da CNBB Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia No domingo (15), o Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Silva, SJ, realizou uma assessoria para as lideranças jovens das comunidades da Área Missionária Divina Misericórdia. O encontro aconteceu como continuidade da formação sobre identidade […]

GAVI – Centro MAGIS Amazônia realiza encontro para vocacionados no mês de junho

O Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) teve como objetivo acompanhar e facilitar o discernimento dos jovens vocacionados Centro MAGIS Amazônia, com informações de Vitor Dantas  O Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) realizou um encontro no final de semana de 14 a 15 de junho, na Comunidade dos Jesuítas João Bosco Burnier, situada na […]