A juventude para além da esperança 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Alessy Padilha – Pastoralista do Centro MAGIS Amazônia

Esperançando com Cristo

Papa Francisco convoca a juventude a serem sinal “para além da esperança”. É buscar, diante das instabilidades, crises e dificuldade que o mundo cria, serem promotores da mudança, da ousadia e não se deixar se abater pelos sentimentos que nos vêm nestes tempos tempestuosos. Quando o Santo Padre induz a juventude a ser este sinal de ação, a esperança do substantivo passa a ser o esperançar, verbo que nos move a agir, a ousar, mover e ser jovem que propõe as mudanças diante dos desafios. Para que possamos garantir não somente o futuro, mas que o nosso presente seja de um mundo fraterno e de paz.

É através das palavras do Papa que o Espírito Santo de Deus age, e convida o/a jovem a serem sinal deste esperançar, é peregrinar como sinal e exemplo de esperança. Devemos buscar esta semelhança de Cristo que nasce para ser luz na humanidade. Acreditando que dentro de nosso espírito Jesus nasce. É por ele que somos guiados para agir, sermos mais com os demais e buscar a dignidade de vida plena para todos e todas no mundo.

Corações cheios de esperança

«Jesus, o eternamente jovem, quer dar-nos um coração sempre jovem» (13) – Christus Vivit.

Um coração sempre jovem para amar, ser criativo, ser voz ativa, que entenda o seu ser e estar no mundo, e busque alternativas para a vida diante dos desafios do dia a dia. Fazer o nosso coração semelhante ao de Cristo que se fez um jovem atuante, que teve a coragem e a ousadia de mudar a história do mundo.

Esse coração é o que nos faz pulsar, é estar em constante movimento para sermos provocadores de mudanças. O incômodo de estarmos em um lugar onde o sistema atual não nos satisfaz, dinamiza o jovem a mudar constantemente, na busca de ser melhor, sendo o magis inaciano nos espaços em que vivemos. Este coração esperançoso, também se enche de amor e cuidado, para ser um coração de solidariedade e humildade. Papa Francisco na Exortação Sobre o Amor misericordioso de Deus, enfatiza que “Num tempo em que se descartam tantos seres humanos, ela ensina-nos a beleza do cuidado, do ocupar-se do outro.” Ela, a Santa Terezinha, é exemplo da imensidão do amor de Deus, que nos move para a ação missionária diante das dificuldades do mundo. É por este sentido, que ser peregrino da esperança, é se manter firme na oração, que nos leva a Cristo, mas com o desejo de um amor que ajuda uns aos outros a liberdade e a realização dos sonhos.

A esperança nos tempos de incertezas

Na Exortação Laudate Deum, Papa Franscisco nos ilumina acerca da crise climática global, mas também vivenciamos o surgimento de guerras e o avanço da extrema direita e do fascismo, que afetam nossa saúde mental e nos coloca a mercê das incertezas de qual futuro há de vir. Assim, a juventude sofre frente à crise global, colocados a margem pela sociedade muitas vezes coloca o jovem como sujeito sem direitos.

Mas, frente a toda a crise, temos Deus que é amor, e que o caminho para a nossa salvação. É Cristo que nasce, morre e ressuscita para a nossa libertação. E é por ele e devemos acreditar num futuro cheio de esperança, onde a vida transborda com paz e amor para o mundo inteiro.

Esperançar para os demais

«O Senhor chama-nos a acender estrelas na noite doutros jovens» (33) – Christus Vivit.

Apesar da instabilidade que o sistema nos impõe, devemos ser o sinal de Cristo com coragem e ousadia. Sonhar e esperançar usando nossos dons para o cuidado com a terra. O entendimento de que tudo está interligado, a partir duma ecologia integral, nos instiga a agir cada vez mais para lutar por políticas públicas para que nossos espaços sociais possam ter qualidade de saúde, moradia, educação, lazer e arte.

Sonhar não é acreditar em utopias, mas os sonhos nos dão coragem e ânimo para seguir adiante e continuarmos buscando formas da concretização do Reino de Deus na terá. E para isto devemos também chamar outros jovens a fazerem parte desta construção de vida integral para a humanidade.

O Espírito Santo nos move a “acender estrelas” no coração dos outros jovens, e gerar este movimento do Espírito que nos faz a agir para o amor e a fraternidade. Assim, é ser ser o sinal da esperança nas escolas, universidades, no trabalho, na roda de hip hop, nos bailes de carnaval e nas redes sociais. E em todo e qualquer lugar que iremos estar, pois Cristo nos chama para a missão, de ir ao encontro dos demais, e mostrar o caminho da vida através da solidariedade, mostrando o ato de amar e cuidar na construção da amizade social.

REFERÊNCIAS

Francisco, Exortação Apostólica C’est la confiance. 15 de outubro de 2023;

Francisco, Exortação Apostólica Christus Vivit, 25 de março de 2019;

Francisco, Exortação Apostólica Christus Vivit, 25 de março de 2019;

Francisco, Exortação Apostólica Laudate Deum. 4 de outubro de 2023;

O Papa para os jovens: a Igreja precisa de vocês, esperem para “além da esperança”. .Vatican News. 28 de dez. 2024. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-12/papa-francisco-mensagem-encontro-jovens-taize-tallinn-estonia.html.

A juventude para além da esperança 

Alessy Padilha – Pastoralista do Centro MAGIS Amazônia Esperançando com Cristo Papa Francisco convoca a juventude a serem sinal “para além da esperança”. É buscar, diante das instabilidades, crises e dificuldade que o mundo cria, serem promotores da mudança, da ousadia e não se deixar se abater pelos sentimentos que nos vêm nestes tempos tempestuosos. […]

Tribuna dos Direitos Humanos reúne movimentos sociais e obras da Companhia de Jesus em Manaus

 O evento aconteceu para reafirmar a importância de se debater a preservação da Amazônia e a proteção dos mais vulneráveis, construindo uma sociedade mais justa e igualitária

A luz da Esperança 

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Rumo à luz Na noite mais luminosa, os reis magos caminham pelas estradas e desertos para encontrar a esperança do mundo. São 3 reis magos que representam a diversidade dos povos, em busca e caminhando para a luz da esperança. A fim de encontrar o Rei dos céus e […]

Partilha e Vida: CMA participa de confraternização do Núcleo Apostólico de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Aconteceu na última sexta-feira (6), das 19h às 21h30 no Espaço Loyola, bairro Nossa Senhora de Aparecida – Manaus/AM, a confraternização das Obras e Serviços do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus em Manaus. O evento foi realizado para celebrar o ano de atividades com as diversas Obras e […]