Evento foi planejado para o fortalecimento da juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona
Gustavo Almada via Centro MAGIS Amazônia
No sábado, 27 de abril de 2025, a Área Missionária Santa Margarida de Cortona realizou o Encontrão da Juventude, com apoio do Centro MAGIS Amazônia. O evento reuniu 50 pessoas, incluindo o Padre Silas Silva, SJ, a assessora de juventude Antônia Pinheiro e lideranças jovens das comunidades. O objetivo foi reunir e incentivar a juventude local, promovendo um espaço de espiritualidade, formação e fortalecimento do trabalho junto às juventudes.
Esta atividade também esteve em sintonia com a Campanha Ser Mais com os Demais, convidando os participantes a trabalharem em rede em favor da vida e das juventudes. Estavam juntas a Rede Inaciana de Juventudes – MAGIS Brasil e a Rede Diaconia, formadas por paróquias, áreas missionárias, santuários, capelas e igrejas.
A atividade começou com um mantra conduzido por Antônia Pinheiro, criando um clima de oração e espiritualidade. Em seguida, foi realizado o Ofício Divino da Juventude (ODJ), conduzido por Rayssa Pinheiro e Gustavo Almada, com a leitura de Romanos 5, 1-11 como iluminação bíblica.
Após o momento de oração, os participantes vivenciaram uma dinâmica de animação, com brincadeiras e músicas, como a farinhada, que ajudaram a criar um ambiente descontraído e aproximaram os jovens. Em seguida, Giovanni Sampaio, Secretário Arquidiocesano da Pastoral da Juventude (PJ), conduziu a formação com o tema “Guiados pela Palavra, somos peregrinos de Esperança”. A formação foi dividida em três partes, inspiradas pela Santíssima Trindade: Guiados pela Palavra, Somos Peregrinos e Esperança. Giovanni enfatizou a importância da Palavra de Deus no cotidiano e a missão da Igreja como uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos necessitados e vive uma fé ativa.
Para finalizar a formação, foi realizada a dinâmica do Caminho com a Luz, na qual os jovens enfrentaram obstáculos para atravessar com uma vela, simbolizando as dificuldades de quem deseja ser luz no mundo e peregrinar com Jesus. Após a formação, os participantes se dividiram em grupos para discutir propostas concretas para o fortalecimento da juventude da Área Missionária Santa Margarida. A reunião foi encerrada com um lanche e um ambiente de fé, unidade e esperança.
O evento foi concluído com um momento de agradecimento e uma Santa Missa, presidida pelo Diretor do Centro MAGIS Amazônia, padre Silas Silva, onde foram apresentadas as novas lideranças jovens que irão contribuir com a coordenação e a organização da missão.
A coordenadora da juventude Rayssa Pinheiro, de 16 anos, falou sobre a experiência: “Participar desse encontrão foi uma experiência marcante e muito especial! Foi o primeiro que vivi como coordenadora de base. Percebi o quanto a juventude não caminha sozinha, com apoio verdadeiro das lideranças da PJ e do Centro MAGIS Amazônia. Vi como os jovens querem estar presentes, servir e viver em comunidade.”
O Centro MAGIS Amazônia continuará sua missão acompanhando os processos de articulação e fortalecimento da Juventude na Área Missionária Santa Margarita.










