Área Missionária Santa Margarida de Cortona celebra transição pastoral em Manaus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Missa marcou início do ministério do Pe. José Paulino Martins e despedida do Pe. Alex Palmer, SJ, com fé, gratidão e esperança

MAGIS Amazônia via Jesuítas Brasil

Na manhã de 12 de outubro — festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil — a comunidade da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus (AM), reuniu-se para uma celebração especial. A missa marcou o início do ministério do novo pároco, Pe. José Paulino Martins, SJ, e a despedida do Pe. Alex Palmer, SJ, que atuou na área missionária por quase três anos.

A Eucaristia foi presidida por Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, e contou com a presença de diversos jesuítas e representantes de obras da Companhia de Jesus na região. Entre eles estavam o Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam); o Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus; o Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; e o Irmão João Luiz de Castro, SJ, integrante da Equipe Itinerante.

A celebração foi marcada por expressões de carinho e reconhecimento ao trabalho pastoral do Pe. Alex Palmer, SJ, que encerra seu serviço na comunidade, e pela acolhida afetuosa ao Pe. José Paulino Martins, que assume com o compromisso de continuar fortalecendo a caminhada de fé e missão na área missionária.

Durante a homilia, Dom Frei Samuel Ferreira destacou o caráter missionário da Igreja e a disponibilidade que deve marcar a vida dos discípulos e missionários de Cristo: “A Igreja é missionária. Está sempre em saída. E assim, o padre Alex vai, como peregrino itinerante, para outra missão. Vai se desinstalar deste local onde o Espírito esteve presente por quase três anos — ensinando, caminhando e vivenciando a busca de Deus na comunidade”

Também participaram representantes de obras e instituições jesuítas como o SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), Fé e Alegria, SIES Manaus e Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas.

Ele seguiu destacando que “todos nós estamos sempre a serviço do Senhor, e Deus nos chama a qualquer tempo, a qualquer hora. Por isso, devemos nos colocar como instrumentos nas mãos do Senhor. Nós somos, como diz Santa Teresa, apenas o lápis nas mãos de Deus. ”

Pe. José Paulino Martins, SJ, ao assumir a missão, expressou gratidão pela acolhida e confiança: “Agradeço a acolhida, o carinho e o afeto de Dom Samuel, dos meus companheiros jesuítas e de cada pessoa presente aqui hoje. Agradeço a Deus por confiar esta missão aos jesuítas. Muito obrigado a todos vocês. Que Deus continue abençoando a sagrada família de cada um e de cada uma.”

O momento de despedida do Pe. Alex Palmer refletiu profunda gratidão e ensinamentos pastorais: “Elevo a Deus minha sincera gratidão, reconhecendo a providência em minha vida. Aprendi que uma paróquia, especialmente em sua área missionária, exige atenção e disponibilidade. Cada pessoa que busca um conselho, um abraço ou uma bênção é enviada por Deus para que eu desacelere, me acalme e descanse”.

O momento refletiu o dinamismo da Igreja em Manaus, guiada pela espiritualidade inaciana e pelo compromisso com a Amazônia e seus povos, reforçando a continuidade da missão evangelizadora na região.

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]