Evento da Pastoral da Juventude uniu tradição popular e evangelização em Manaus
Por Gabriel Felipe, CAPJ do Setor Padre Pedro Vignola, via Centro MAGIS Amazônia
No primeiro semestre deste ano realizaram-se várias apresentações do Boi Pjoteiro: Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cidade Nova e na Comunidade São Bento, ambas da Paróquia São Bento, e no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM.
O Boi Bumbá PJoteiro surgiu no ano de 2023 a partir do trabalho realizado pela Pastoral da Juventude, da comunidade do Sagrado Coração de Jesus na Arquidiocese de Manaus. Surgiu com o objetivo de atrair a juventude. O grupo continua sua missão e, com o objetivo de criação do Boi PJoteiro, cativar a juventude para a participação pastoral e valorizar a cultura por meio da espiritualidade e da integração comunitária. Esta iniciativa cultural une evangelização e tradição popular em favor da vida da juventude.
O Boi Pjoteiro conta com a participação de 20 pessoas das comunidades Sagrado Coração de Jesus (Cidade Nova) e Santo Antônio (Alfredo Nascimento), sendo a maioria jovens. Inspirado no Festival Folclórico de Parintins, o Boi PJoteiro traz as personagens tradicionais como Cunhã Poranga (Maria Beatriz), Sinhazinha (Bianca Moura), os bois Garantido e Caprichoso (Saulo e Gustavo), Pajé (Paulo Almeida) e Porta-Estandarte e Apresentadora (Fabiana Cristo).
Os eventos são animados pela criatividade e pelo engajamento da juventude, que encontrou na expressão artística uma forma de fortalecer a caminhada de fé e promover a diversidade cultural no território. O clima de comunhão esteve presente em todas as etapas, da preparação às apresentações.
Para o vice-coordenador dos Jovens Sagrados, Paulo Almeida, 20 anos, o espírito de união foi o ponto alto da experiência: “Cada vez mais nos superamos. Queria agradecer a todos pelas suas dedicações com nosso Boi PJoteiro, todo mundo doou um tempo de sua vida para esse projeto tão lindo”, afirmou.
Outra partilha é de Samantha Vasconcelos, mãe de Leonardo, que destacou a alegria de integrar o grupo: “Que honra poder ter feito parte do boi diretamente esse ano, me senti uma adolescente. Quero agradecer o convite e rezo para que Deus continue abençoando cada um de vocês. Foi um grupo em que ganhei amigos que levo para a vida. Hoje foi surreal!”.
Segundo os organizadores, a proposta é que o Boi PJoteiro continue a ser um espaço que une cultura, diversidade e evangelização, fortalecendo os laços da comunidade e expressando a alegria da juventude amazônida.
Crédito das fotos: Rachel Laryssa / Comunicação dos Jovens Sagrados






