Cardeal Michael Czerny visita o Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral discute o trabalho social da Companhia de Jesus na Amazônia e os desafios do Sínodo da Sinodalidade

Por Felipe Moura

Durante sua participação na 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), realizada entre os dias 23 e 26 de agosto de 2024 em Manaus, o Cardeal Michael Czerny, SJ, aproveitou para visitar o Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus. A visita ocorreu após o encerramento da Assembleia, que teve como tema “Cristo aponta para a Amazônia: Comunhão, Missão e Participação” e lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

O cardeal foi recebido por uma comitiva de jesuítas, incluindo o Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus; Pe. Silvio Marques, SJ, diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares); Pe. Adriano Luís Hahn, SJ, coordenador de projetos do Sares; Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; Pe. Pablo Antonio Mora Mendoza, SJ, coordenador da Rede de Educação Intercultural Bilíngue da Amazônia (Reiba); entre outros membros da Companhia.

Diálogo com o Sares

Em uma demonstração de interesse e apoio às iniciativas voltadas para a justiça social e a ecologia integral, o Cardeal Michael Czerny, jesuíta com uma longa trajetória na promoção desses temas na América Latina, África e Roma, visitou o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).

Durante a visita, Czerny teve a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Sares, um núcleo fundamental na promoção da justiça social e da ecologia da reconciliação na Amazônia. O Pe. Silvio Marques, diretor do Sares, relatou com entusiasmo a conversa com o Cardeal: “Ele perguntou sobre as perspectivas da Companhia de Jesus no Brasil, especialmente em relação a esse apostolado social. Questões sobre o Sares, o que fazemos e como fazemos foram discutidas com muito interesse. ”

Pe. Silvio destacou a satisfação de Czerny ao saber da presença e atuação do Sares no coração da Amazônia: “Foi muito bacana, porque ele ficou muito feliz ao saber que temos um centro aqui, dedicado ao desenvolvimento humano, à ecologia integral e à justiça socioambiental. ”

Sinodalidade

Durante o encontro, que seguiu sendo realizado no Espaço Loyola, o Cardeal também abordou sua experiência como secretário do Padre Geral da Companhia de Jesus para Justiça Socioambiental e conversou sobre o Sínodo da Sinodalidade, que está sendo acompanhado de perto pelo Dicastério que ele preside. Czerny explicou que o sínodo já teve sua primeira sessão e que a segunda está prevista para acontecer em breve, e compartilhou suas expectativas e as principais reflexões da Igreja sobre o tema.

O Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destacou ainda o papel do ensino social da Igreja, conhecido anteriormente como “Doutrina Social da Igreja”, e a importância de fortalecer o apostolado social, especialmente em contextos tão desafiadores como o da Amazônia.

Para os jesuítas e colaboradores do Núcleo Apostólico Manaus, a visita de Michael Czerny foi um marco importante que reforça o compromisso da Igreja com as pautas da Amazônia. O Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, comentou: “A visita do Cardeal Michael Czerny foi muito importante para nós aqui do núcleo. Receber a visita dele também nos incentiva a realizar nossos trabalhos aqui na base com mais cuidado, esforço e carinho, junto às populações, comunidades e obras na Amazônia.”

Pe. Sandoval também destacou a visão abrangente trazida pelo Cardeal: “O Cardeal trouxe uma visão mais realista do ser humano, que abrange dimensões espiritual, social, cultural, intelectual e ambiental. Isso nos leva a atuar de forma mais realista na sociedade e no nosso espaço de convivência aqui na base da Amazônia, levando em consideração a integralidade do ser humano”. E conclui diznedo: “A mensagem dele nos impulsiona e nos dá ânimo para continuar desenvolvendo nosso trabalho e nossa ação de maneira mais complexa e adequada.”

Tribuna dos Direitos Humanos reúne movimentos sociais e obras da Companhia de Jesus em Manaus

 O evento aconteceu para reafirmar a importância de se debater a preservação da Amazônia e a proteção dos mais vulneráveis, construindo uma sociedade mais justa e igualitária

A luz da Esperança 

Pe. Silas Silva, SJ via Centro MAGIS Amazônia Rumo à luz  Na noite mais luminosa, os reis magos caminham pelas estradas e desertos para encontrar a esperança do mundo. São 3 reis magos que representam a diversidade dos povos, em busca e caminhando para a luz da esperança. A fim de encontrar o Rei dos […]

Partilha e Vida: CMA participa de confraternização do Núcleo Apostólico de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Aconteceu na última sexta-feira (6), das 19h às 21h30 no Espaço Loyola, bairro Nossa Senhora de Aparecida – Manaus/AM, a confraternização das Obras e Serviços do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus em Manaus. O evento foi realizado para celebrar o ano de atividades com as diversas Obras e […]

CF 2025: CMA participa da 1ª reunião da Comissão de Formação da Arquidiocese de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia No último dia (04), às 18h, no Salão da Cúria Metropolitana de Manaus, sob a coordenação do Pe. Geraldo Bendaham, aconteceu a 1ª reunião da Comissão de Formação da Campanha da Fraternidade (CF) da Arquidiocese de Manaus. Esse momento reuniu representantes de diversas pastorais, movimentos e instituições, incluindo Cáritas, […]