Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral discute o trabalho social da Companhia de Jesus na Amazônia e os desafios do Sínodo da Sinodalidade
Por Felipe Moura
Durante sua participação na 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), realizada entre os dias 23 e 26 de agosto de 2024 em Manaus, o Cardeal Michael Czerny, SJ, aproveitou para visitar o Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus. A visita ocorreu após o encerramento da Assembleia, que teve como tema “Cristo aponta para a Amazônia: Comunhão, Missão e Participação” e lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
O cardeal foi recebido por uma comitiva de jesuítas, incluindo o Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus; Pe. Silvio Marques, SJ, diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares); Pe. Adriano Luís Hahn, SJ, coordenador de projetos do Sares; Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; Pe. Pablo Antonio Mora Mendoza, SJ, coordenador da Rede de Educação Intercultural Bilíngue da Amazônia (Reiba); entre outros membros da Companhia.
Diálogo com o Sares
Em uma demonstração de interesse e apoio às iniciativas voltadas para a justiça social e a ecologia integral, o Cardeal Michael Czerny, jesuíta com uma longa trajetória na promoção desses temas na América Latina, África e Roma, visitou o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).
Durante a visita, Czerny teve a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Sares, um núcleo fundamental na promoção da justiça social e da ecologia da reconciliação na Amazônia. O Pe. Silvio Marques, diretor do Sares, relatou com entusiasmo a conversa com o Cardeal: “Ele perguntou sobre as perspectivas da Companhia de Jesus no Brasil, especialmente em relação a esse apostolado social. Questões sobre o Sares, o que fazemos e como fazemos foram discutidas com muito interesse. ”
Pe. Silvio destacou a satisfação de Czerny ao saber da presença e atuação do Sares no coração da Amazônia: “Foi muito bacana, porque ele ficou muito feliz ao saber que temos um centro aqui, dedicado ao desenvolvimento humano, à ecologia integral e à justiça socioambiental. ”
Sinodalidade
Durante o encontro, que seguiu sendo realizado no Espaço Loyola, o Cardeal também abordou sua experiência como secretário do Padre Geral da Companhia de Jesus para Justiça Socioambiental e conversou sobre o Sínodo da Sinodalidade, que está sendo acompanhado de perto pelo Dicastério que ele preside. Czerny explicou que o sínodo já teve sua primeira sessão e que a segunda está prevista para acontecer em breve, e compartilhou suas expectativas e as principais reflexões da Igreja sobre o tema.
O Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destacou ainda o papel do ensino social da Igreja, conhecido anteriormente como “Doutrina Social da Igreja”, e a importância de fortalecer o apostolado social, especialmente em contextos tão desafiadores como o da Amazônia.
Para os jesuítas e colaboradores do Núcleo Apostólico Manaus, a visita de Michael Czerny foi um marco importante que reforça o compromisso da Igreja com as pautas da Amazônia. O Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, comentou: “A visita do Cardeal Michael Czerny foi muito importante para nós aqui do núcleo. Receber a visita dele também nos incentiva a realizar nossos trabalhos aqui na base com mais cuidado, esforço e carinho, junto às populações, comunidades e obras na Amazônia.”
Pe. Sandoval também destacou a visão abrangente trazida pelo Cardeal: “O Cardeal trouxe uma visão mais realista do ser humano, que abrange dimensões espiritual, social, cultural, intelectual e ambiental. Isso nos leva a atuar de forma mais realista na sociedade e no nosso espaço de convivência aqui na base da Amazônia, levando em consideração a integralidade do ser humano”. E conclui diznedo: “A mensagem dele nos impulsiona e nos dá ânimo para continuar desenvolvendo nosso trabalho e nossa ação de maneira mais complexa e adequada.”