Encontro preparou jovens para a animação do Grito dos Excluídos 2025 com momentos de oração, reflexão e ensaio musical
Silas Silva, SJ, Diretor do Centro MAGIS Amazônia
No dia 30 de agosto de 2025, o Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, acolheu participantes de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus para o ensaio da equipe de animação do Grito dos Excluídos de 2025. O objetivo foi preparar os jovens para a animação do evento que ocorre anualmente e que este ano terá como tema “Vida em primeiro lugar”, com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”.
O encontro iniciou-se com uma acolhida do Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS, seguida de um momento de partilha e oração. Após um café de confraternização, os participantes seguiram para a sala de atividades para os ensaios das músicas que irão animar a caminhada e os momentos orantes do Grito dos Excluídos.
A proposta do Grito dos Excluídos, que nasceu a partir da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa denunciar as injustiças sociais e o sistema capitalista opressor. O evento visa trazer à tona a luta pela vida e pela justiça, sendo uma importante manifestação de resistência e solidariedade com os excluídos da sociedade.
Vicente Brasil, da CEB’s Arquidiocesana, destacou que o encontro foi uma oportunidade de reencontro com amigos e de fortalecer a espiritualidade. Já Kethelen Souza, da Pastoral da Juventude, ressaltou o poder da música para manifestar o grito pela vida e a importância de refletir sobre a caminhada de fé.
O Grito dos Excluídos é uma grande oportunidade de mobilização social. Participe também dessa atividade em sua cidade!

