Mais de 800 jovens se encontraram no Colégio Dom Bosco para celebrar a união, a fé e o compromisso com a construção de um mundo mais fraterno e sustentável
Equipe de Comunicação do Centro MAGIS Amazônia com informações de Alessy Padilha, Agente de Pastoral do CMA
No sábado (26/10), mais de 800 jovens de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, tanto da capital quanto do interior, participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2024. Realizado na Escola Dom Bosco, o evento buscou promover a unidade e o diálogo com o tema “Juventude na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e nos ajuda na construção de um mundo novo”.
O encontro, organizado pelo Setor Juventude de Manaus, está em sintonia com o Dia Nacional da Juventude instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contou com oficinas, momentos de oração e atividades de celebração e partilha. Os jovens participaram de oficinas temáticas, como o Projeto de Vida, ministrada pelo Padre Silas Silva, SJ, do Centro MAGIS Amazônia, que destacou a importância de traçar objetivos de vida. Além disso, outros grupos puderam expor suas expressões, carismas, santos padroeiros e organizar a venda de objetos e alimentos para apoiar iniciativas juvenis.
Durante a tarde, Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus, conduziu um momento de reflexão sobre a Cultura do Encontro, inspirando-se na passagem da Mulher Samaritana. Em sua fala, destacou a importância dos jovens serem “águas em movimento”, comprometidos com a transformação social e o bem comum, alinhando-se ao chamado do Papa Francisco para o engajamento ativo no cuidado com o planeta e na construção de uma sociedade mais justa.
O evento também foi um espaço de apoio prático, contando com uma equipe de Primeiros Socorros pronta para atender possíveis necessidades de saúde dos participantes. Representantes da Comissão do Sínodo da Juventude apresentaram os avanços no processo sinodal e reforçaram a mensagem do Papa Francisco, incentivando os jovens a compartilharem suas visões e contribuírem para a missão de promover a justiça e a sustentabilidade.
Encerrando com música, dança e celebração, o Dia Nacional da Juventude 2024 deixou uma marca de união e compromisso nos jovens da Amazônia, inspirando-os a viverem de forma engajada e comprometida com a transformação social e o cuidado com a Casa Comum.