Centro MAGIS Amazônia promove Manhã de Espiritualidade

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Jovens da Área Missionária Santos Mártires se reúnem para vivenciar a espiritualidade inaciana e fortalecer a fé através de momentos de oração e reflexão.

Rafael Belucci via Centro MAGIS Amazônia
com informações de Pe. Silas Silva, SJ

No domingo, 13 de outubro, o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com a Área Missionária Santos Mártires, realizou uma Manhã de Espiritualidade na Comunidade São Mateus, em Manaus/AM. O encontro, que contou com a participação de 22 pessoas, começou às 7h com a Missa Dominical presidida pelo diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas Silva, SJ. O objetivo do evento foi proporcionar aos jovens um tempo de reflexão e vivência da espiritualidade inaciana.

Espiritualidade inaciana e o Evangelho de Emaús

Após a missa, a programação continuou com uma mística de abertura e a apresentação dos jovens participantes, vindos das Comunidades Cristo Ressuscitado e São Mateus. Padre Silas Silva conversou sobre o conceito de espiritualidade, abordando a proposta inaciana e, em seguida, Alessy Padilha, pastoralista do Centro MAGIS Amazônia, orientou o ponto de oração, baseado na passagem dos Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), que inspira o Sínodo da Juventude da Arquidiocese de Manaus.

O deserto e a experiência com Cristo

Guiados pela reflexão proposta, os jovens vivenciaram um tempo de deserto, buscando um momento de silêncio e encontro pessoal com Cristo. Esse período de meditação permitiu que os participantes se retirassem para lugares tranquilos, favorecendo a escuta do Espírito Santo e o aprofundamento da experiência espiritual.

Encontro com Cristo

Rauane das Neves, da Comunidade Cristo Ressuscitado, compartilhou sua experiência: “Bom, participei pela primeira vez da Manhã de Espiritualidade do Centro MAGIS Amazônia no domingo passado (13/10/2024), em nossa Área Missionária, através de um convite que surgiu na noite anterior pela coordenadora dos jovens. Fiquei feliz e ansiosa pelo momento. E confesso que foi a melhor experiência que tive depois de anos. Na introdução do Padre Silas Silva, no qual ele citou que o momento de meditar é o retirar-se, retirar-se do centro da nossa vida quando estamos muito cheios de si mesmo (levei um choque espiritual). Pois fui para a espiritualidade pensando só no ‘vou estar no meu encontro pessoal com Cristo’, esquecendo que eu precisava me esvaziar da minha autossuficiência e deixar que Deus estivesse no controle. Durante toda explicação dos 5 passos inacianos para fazer uma boa meditação, os pensamentos não paravam. Enquanto era lido o Evangelho de Emaús, eu me enxergava naquele texto. Quantas vezes Jesus está do meu lado, através de uma pessoa, e eu focada em tantas coisas, acabando por procurá-lo em lugares distantes (como dizia Santo Agostinho, ‘Tu estavas dentro e era fora que eu Te procurava’). Confesso que os 30 minutos de meditação passaram rápido demais, pois desde o início do encontro até o final foi maravilhoso. Escutar as reflexões, entender que é preciso procurar a sabedoria do alto, através do retirar-se. Entender o que de fato é espiritualidade. E, refletindo através de um pequeno questionário, compreendi o que me impulsa, o que me deixa intrigada, qual a minha vocação, entre outras coisas boas que aprendi naquela manhã maravilhosa. Saí de lá renovada e ansiosa para o próximo. Agradeço ao Centro MAGIS Amazônia, por esse momento único. Gratidão!”

Consolidação da espiritualidade juvenil

O evento se encerrou com uma oração comunitária, conectando os jovens às festas marianas, como a de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Nazaré. O Centro MAGIS Amazônia, por meio dessas manhãs de espiritualidade, continua a promover a espiritualidade inaciana e a integrar os jovens ao processo sinodal da Arquidiocese de Manaus, fortalecendo a caminhada de fé e missão das juventudes locais.

Veja mais algumas fotos:

Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil

Um Momento Decisivo: Vocacionados do GAVI Relembram a Conversão de Santo Inácio em Pamplona

Centro Magis Amazônia acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano em Manaus Por Keven Macedo, via MAGIS Amazônia No domingo (17), o Centro Magis Amazônia, em Manaus/AM, acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano. Inspirado na experiência de Santo Inácio em Pamplona, o evento teve como tema […]

Apresentação do Boi PJoteiro promove cultura e diversidade na Cidade Nova

Evento da Pastoral da Juventude uniu tradição popular e evangelização em Manaus Por Gabriel Felipe, CAPJ do Setor Padre Pedro Vignola, via Centro MAGIS Amazônia No primeiro semestre deste ano realizaram-se várias apresentações do Boi Pjoteiro: Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cidade Nova e na Comunidade São Bento, ambas da Paróquia São Bento, […]

Juventude que anima e inspira: construindo uma assembleia viva e alegre

Reunião no Centro MAGIS Amazônia reuniu jovens músicos dos setores Avenida Brasil e Parque 10 para organizar a animação da Assembleia Sinodal da Juventude Por Nair Souza, assessora da PJ da Paróquia São Vicente de Paulo, via MAGIS Amazônia Na segunda-feira (12), o Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, foi o local de encontro de representantes […]

Festa de Santo Inácio de Loyola é celebrada por toda a Preferência Apostólica Amazônia

Missas, tríduos e encontros comunitários marcam a festa, reafirmando a presença e a missão jesuíta na região amazônica