O encontro, realizado na Comunidade São João Batista, contou com a participação de 37 jovens das comunidades locais, visando aprofundar a espiritualidade inaciana.
Rafael Belucci via Centro MAGIS Amazônia
com informações de Padre Silas Silva, SJ
No dia 4 de agosto, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Manhã de Espiritualidade na Comunidade São João Batista, que pertence à Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM. A atividade começou às 8h30 e teve como objetivo promover a espiritualidade inaciana entre os 37 jovens das comunidades São João Batista, Santíssima Trindade, Santa Margarida de Cortona, Santo Antônio e Santa Joana D’Arc.
Dinâmica e Reflexão
O encontro contou com a assessoria do Centro MAGIS Amazônia, incluindo o Padre Silas Silva, SJ, Alessy Padilha, Raissa Louany, Natália Moura e Rafael Maricaua. A programação teve início com um café partilhado, seguido de músicas e palestras sobre a Espiritualidade Inaciana. Alessy Padilha conduziu a oração baseada no texto bíblico dos Discípulos de Emaús, enfatizando a presença constante de Jesus nas dificuldades diárias.
Momentos de Oração e Partilha
Após a oração, os jovens dedicaram 30 minutos para um encontro pessoal com Jesus, escolhendo cantos na Igreja para suas reflexões. Este momento de introspecção foi intercalado com cânticos e mantras entoados por Raissa e Rafael. Depois, os jovens participaram de grupos de partilha, onde puderam compartilhar suas experiências e concluíram com frases que sintetizavam o significado da Manhã de Espiritualidade. “O momento foi importante para partilharmos as nossas vivências e reflexões, nos escutar e escutarmos uns aos outros, pois há falta disso em nossa comunidade e grupos”, compartilhou um dos grupos. Outro grupo destacou: “A Manhã de Espiritualidade foi um tempo para partilharmos os sentimentos, as esperanças, angústias, felicidade e o amor, mas também de compreensão da Palavra de Deus e do nosso propósito de caminharmos juntos ao encontro do Senhor.” A atividade foi encerrada com uma missa presidida pelo Padre Silas Silva, que também incluiu orações pelo Sínodo da Juventude, e um lanche reforçado.
“Ao vivenciarmos mais uma vez a experiência da Manhã de Espiritualidade para jovens, senti uma grande consolação, pois vi os jovens sedentos de uma parada orante e vi que a maioria foi em busca do seu cantinho e viveu a experiência do encontro com Jesus”, afirmou o Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas Silva, SJ. “Escutar os jovens durante a partilha em grupo nos traz a confirmação de que estamos no caminho certo e que Deus toca os corações das juventudes”, salientou.
Perspectivas Futuras
A atividade não só alcançou seu objetivo de promover a Espiritualidade Inaciana, mas também reforçou a conexão do Centro MAGIS Amazônia com a Área Missionária Santa Margarida de Cortona. “Para nós, a Manhã de Espiritualidade foi uma manhã para agradecimento, observação e de entender que nem tudo é perfeito. Foi também um momento de reflexão para nos ajudar a ver Deus em todas as coisas”, concluiu outro grupo de jovens. Futuras iniciativas continuarão a aprofundar essa relação e a fomentar o crescimento espiritual dos jovens da região. “Uma oportunidade privilegiada da experiência pessoal com o Cristo que faz com que o jovem se sinta acolhido à sua mesa, na comunhão, e provocado a fazer de sua vida um sinal de esperança para o mundo, pela sua entrega no serviço e sua percepção da realidade através do olhar misericordioso de Deus”, refletiu um dos grupos de partilha.
Veja algumas fotos do encontro:
Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil