Encontro fortaleceu a formação de jovens líderes e teve Missa Convivium com espiritualidade inaciana
Rafael Belucci via Centro MAGIS Amazônia
com informações de Beatriz de Sá e Wilton Abrahim
No dia 3 de agosto, ocorreu, no Centro MAGIS Amazônia, a primeira reunião presencial para a construção do Projeto da Escola MAGIS Amazônia de Liderança Jovem. O diálogo começou em maio deste ano por meio de reuniões virtuais, firmando o compromisso e o diálogo com as juventudes na Amazônia. A Escola MAGIS Amazônia é uma resposta à necessidade de formação das juventudes, e sentimos a necessidade de dar esse passo a partir da participação dos jovens Renato Duarte, Aylla Silveira e Natália Moura na primeira Escola MAGIS, promovida pelo MAGIS Brasil, e do convite feito pela Campanha Ser Mais com os Demais, que, entre suas diversas ações estratégicas, inclui a Escola MAGIS.
Participaram desse momento Beatriz de Sá, da Fundação Fé e Alegria, Renato Duarte, colaborador do Centro MAGIS Amazônia, e o Padre Silas Silva, SJ. Neste encontro, iniciamos a escrita do projeto. A reunião foi um marco importante, consolidando o compromisso da rede com a formação integral dos jovens na Amazônia.
Missa Convivium celebra a espiritualidade inaciana
Após a reunião, aconteceu a Missa Convivium, presidida pelo Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas Silva, SJ. A celebração contou com a participação de jovens do MAGIS, colaboradores do SARES e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). A Missa Convivium, realizada mensalmente, aos sábados, às 18h30, no Centro MAGIS Amazônia, se distingue por seu formato, inserido na espiritualidade inaciana, focando na oração do Evangelho do dia e na partilha das experiências dos participantes.
Reflexão e partilha de vida marcam a celebração
A temática da missa foi “De qual ‘pão’ temos fome?”, inspirada em um texto do Padre Aldroado, SJ, e no Evangelho do 18º domingo do Tempo Comum, João 6, 24-35. Além de proporcionar um momento de oração e reflexão, a Missa Convivium busca atrair jovens para conhecer o método inaciano de rezar, oferecendo um espaço acolhedor para celebrar a vida, compartilhar a fé e fortalecer a comunhão entre os participantes.
O historiador Wilton Abrahim, um dos frequentadores assíduos da Missa Convivium, expressou a importância desse momento para sua vida espiritual: “É sempre um momento de encontro com o Deus de Amor e com os irmãos na fé, depois de uma longa semana de trabalho. Me sinto super bem, até porque há pessoas dispostas a ouvir as histórias e sentimentos que vêm do coração. Sem julgamento, apenas ouvir. Pois, o importante é ter alguém para conversar.”
Veja mais algumas fotos do encontro:
Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil