Num caminho de sinodalidade entre as diversas instituições que trabalham com jovens elaborou-se a proposta de um curso destinado à formação de adultos para o acompanhamento espiritual dos jovens
Por Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia
No dia 7 de novembro, na sala de reuniões da Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus/AM, representantes de organizações que atuam com juventudes apresentaram à direção da instituição a proposta do curso de extensão “Juventude, projeto de vida e acompanhamento espiritual”, com foco na formação de pessoas adultas para o acompanhamento de jovens em suas comunidades.
A reunião contou com a presença do Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Padre Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, de Emanuel Costa, da Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude (RACJ), de Mercy Soares e Mary Almeida, do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), e do Diretor da Faculdade Católica do Amazonas e Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro. A proposta apresentada ainda teve as contribuições do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), da Conferência dos Religiosos do Brasil – Núcleo Manaus (CRB), das Missionárias do Santo Nome de Maria e da Pastoral da Juventude.
Na pauta, as instituições articularam, em sinodalidade, a estrutura do curso destinado à capacitação de agentes para o acompanhamento espiritual de jovens. Padre Silas Silva e Emanuel Costa apresentaram a proposta ao Diretor da Faculdade, que acolheu a iniciativa e indicou aprimoramentos para sua inclusão na oferta de cursos de extensão, em sintonia com o Sínodo Arquidiocesano da Juventude em Manaus.
“Este curso é um espaço de preparação para pessoas adultas terem formação qualificada para o acompanhamento dos jovens em sua caminhada pastoral e projeto de vida”, afirma Emanuel Costa (RACJ).
Para a Ir. Solange Silva (Irmã da Sagrada Família de Spoleto), “o curso irá contribuir muito para a vida dos nossos jovens, pois o acompanhamento pessoal no projeto de vida ajudará a ressignificar as dificuldades e a ter um olhar mais esperançoso. Além disso, viver a experiência de ser acompanhado pessoalmente fortalecerá a sua caminhada existencial, potencializando os seus dons e talentos por meio do serviço ao Reino.”
“O Curso de Formação para Acompanhantes da Juventude quer ser uma resposta efetiva aos gritos e clamores da juventude que ecoam em nossos ouvidos e corações. Assim, de forma terna e amorosa, o curso é um convite para que nós, adultos, vivamos o compromisso de acompanhar a juventude de maneira cuidadosa e qualitativa, para que ela possa crescer e amadurecer, experimentando a manifestação de Deus que se revela no itinerário do caminho e desabrocha no processo de jovens acompanhados e escutados.” partilha Maria Couto (Missionária do Santo Nome de Maria).
A expectativa é que a parceria fortaleça a formação de agentes de pastoral e da Vida Religiosa Consagrada, favorecendo o trabalho em rede entre as instituições envolvidas.

