Evento reuniu jovens e líderes para fortalecer a Pastoral da Juventude e despertar o compromisso com a espiritualidade e missão
Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia
No dia 26 de abril, sábado, a Paróquia Mãe da Misericórdia, em Manaus/AM, recebeu o Encontrão da Juventude, um evento que visou fortalecer o trabalho com a juventude da paróquia e resgatar a missão de evangelização juvenil. A atividade contou com a assessoria do Centro MAGIS Amazônia, na pessoa de seu diretor, Pe. Silas Silva SJ, e a participação de 50 jovens, provenientes das comunidades da paróquia, além de líderes e colaboradores.
A iniciativa foi fruto da solicitação do pároco, Pe. Ricardo Castro, que, em outubro de 2024, pediu ao Pe Silas,SJ, que caminhasse junto com a juventude local, iniciando um processo para revitalizar os grupos de jovens.
O evento se dividiu em três momentos, começando com a oração do Ofício Divino da Juventude, conduzido por padre jesuíta e alguns jovens. O segundo momento foi a formação, que teve como tema “Nos passos do Ressuscitado, somos jovens de esperança”, com o jovem Janderson Thayson que abordou a importância de estar com Cristo Ressuscitado, sendo peregrinos de esperança. O jovem destacou que os grupos juvenis são espaços fundamentais para o fortalecimento da fé e para a convivência fraterna. A formação foi enriquecida por dinâmicas que facilitaram a reflexão sobre o papel da juventude na Igreja e na sociedade.
Após a formação, o terceiro momento foi dedicado ao lazer, com jogos de mesa, promovendo a integração entre jovens e adultos, fortalecendo a convivência e o trabalho articulado na paróquia.
O evento foi uma expressão de fé e unidade, com jovens se comprometendo ainda mais com a missão de evangelização da juventude.
Depoimentos de participantes:
Rayssa Taynara, coordenadora do Grupo de Jovens Enviados em Ação de Deus, compartilhou: “Foi um encontro especial de fé, onde nos unimos para celebrar e fortalecer a nossa espiritualidade. Significa que estamos crescendo juntos na missão.” Gustavo Tiago, da Comunidade São João Batista, também comentou: “Pra mim, foi um momento de distrair a mente, largar as coisas que faço durante todos os dias, por exemplo, o trabalho, e ir louvar a Deus. Ainda mais que tenho o objetivo de trazer jovens e formar um grupo na Comunidade de São João Batista.”








