Diretor do Centro MAGIS Amazônia participa de seminário sobre saúde mental

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Seminário “Cristo vive e quer-te vivo” reúne jovens e lideranças da Arquidiocese de Manaus para reflexão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia

No sábado (17 de maio), o Centro MAGIS Amazônia participou do seminário “Cristo vive e quer-te vivo”, realizado pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus, no Centro Paroquial Irmã Monserrat, na Área Missionária Cidade de Deus, em Manaus. O evento contou com a presença de 75 participantes, incluindo coroinhas, jovens, catequistas e lideranças de diversas paróquias e áreas missionárias. O padre Silas Silva, SJ, diretor do CMA, representou o Centro MAGIS Amazônia durante o seminário.

Com o objetivo de refletir sobre a saúde mental das juventudes, o seminário teve como foco a prevenção ao suicídio, o autoconhecimento e o impacto da saúde mental no cotidiano dos jovens. O evento contou com o apoio da Área Missionária Cidade de Deus, da Livraria Paulinas e da Faculdade Católica do Amazonas.

A irmã Maria Couto, religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria e assessora regional da Pastoral da Juventude, abriu o evento com uma palestra sobre os conceitos de saúde mental, explicando a importância do autoconhecimento e do acolhimento nos grupos de juventude como espaços para fortalecer a formação integral dos jovens.

Em seguida, o padre Lício Vale, filósofo, pesquisador e especialista na prevenção ao suicídio, continuou a formação, com ênfase na importância da escuta qualificada e do cuidado com as pessoas em sofrimento emocional. Durante sua fala, destacou a necessidade de dar um sentido à vida e de trabalhar para a prevenção do suicídio, enfatizando a importância da solidariedade e do cuidado fraterno.

O seminário também contou com a presença de Dom Samuel Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, que incentivou os jovens a seguirem firmes na formação e no cuidado com a saúde mental. Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar e diretor da Faculdade Católica do Amazonas, também esteve presente, apoiando a iniciativa.

Ao final, o seminário foi encerrado com o lançamento do Projeto “O Cuidado da Saúde Mental da Juventude”, que resulta da parceria entre a Pastoral da Juventude, a Coordenação de Pastoral, os bispos auxiliares e as pastorais sociais, com o apoio da Faculdade Católica do Amazonas. O projeto visa oferecer continuidade ao trabalho de acolhimento e formação sobre saúde mental dentro da Arquidiocese de Manaus.

Centro MAGIS Amazônia e Irmãs de São José de Chambéry realizam Projeto Amar e Servir

Ação em parceria levou cortes de cabelo, escuta e cuidado a moradores da Comunidade Novo Horizonte, na periferia da Grande Manaus

Fórum das Juventudes Amazônicas 2026

Um espaço de encontro, escuta e construção coletiva entre as juventudes da Amazônia. Un espacio de encuentro, escucha y construcción colectiva entre las juventudes de la Amazonía. Inscreva-se / Inscríbete 25 a 27 de setembro de 2026 25 al 27 de septiembre de 2026 Manaus – Amazonas – Brasil Presencial Vagas limitadas Cupos limitados O […]

Núcleos apostólicos da Paam celebram São José de Anchieta

No dia 09 de junho, data em que a Igreja celebra São José de Anchieta, os diferentes núcleos apostólicos da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) promoveram celebrações eucarísticas em honra á São José Anchieta

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]