O módulo abordou o processo de educação na fé e outras dimensões de formação integral, reunindo 25 participantes no Centro MAGIS Amazônia, em parceria entre CMA, PJ e RACJ
Por Emanuel Saraiva da Costa, voluntário da Rede de Assessores e Cuidantes das Juventudes
No último domingo (05 de outubro de 2025), no Centro MAGIS (Avenida Leonardo Malcher, 339, Manaus/AM), ocorreu o terceiro módulo da Escola de Educadores de Adolescentes e Jovens, com o objetivo de potencializar a qualificação de novos educadores. O tema central foi o “Processo de Educação na Fé e as Dimensões de Formação Integral”.
A atividade foi articulada em parceria pela Pastoral da Juventude (PJ), pelo Centro MAGIS Amazônia e pela Rede de Assessores e Cuidantes das Juventudes (RACJ). A programação concentrou-se no estudo e aprofundamento do tema proposto, visando a qualidade no serviço educativo com as juventudes.
Participaram 25 pessoas, com idades entre 25 e 65 anos. O encontro ocorreu na sede do Centro MAGIS em Manaus/AM, reforçando a colaboração entre as frentes parceiras na formação contínua de educadores.
Para Erick Anderson: “O módulo sobre as dimensões me trouxeram um olhar diferente sobre como trabalhar com a juventude. O Caminho a ser percorrido e a formação que precisamos oferecer.”
“Foi uma experiência maravilhosa, abri a mente pra realidade e a necessidade dos assessores e acompanhantes da juventude em participar ativamente nas comunidades, motivando e ajudando os líderes na evangelização dos jovens”, partilha Helen Prestes.
E partilha Mary Moura: “No 3° módulo a Escola de Educadores buscou mostrar aos cursistas a compreensão do que é um grupo e o seu processo. Da formação integral de um grupo de jovens, através dos diálogos, partilhas e dinâmicas apresentamos o processo de formação e suas dimensões.”
Com a realização do terceiro módulo, a Escola mantém o itinerário formativo junto às pastorais e redes parceiras, consolidando conteúdos e práticas para o trabalho com jovens e adolescentes.











