Atividade com o tema: “Inácio na vida da gente”, aprofunda espiritualidade inaciana, com reflexões sobre a vida e ensinamentos de Santo Inácio de Loyola
Centro MAGIS Amazônia, com informações de Rayssa Lima, coordenadora da Juventude de Base da Comunidade Santa Margarida de Cortona
Na última quarta-feira de julho (30), a Comunidade Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM, reuniu aproximadamente 35 participantes, com idades variando entre 15 e 65 anos, provenientes das diversas comunidades da Área Missionária, com o objetivo de promover um aprofundamento na espiritualidade inaciana, abordando como os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola podem iluminar o caminho cristão nos dias atuais.
A atividade teve início às 19h, com a apresentação do Padre Alex Palmer, SJ, pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, que compartilhou a história de Santo Inácio de Loyola, destacando sua trajetória de conversão e o caminho de peregrinação vivido por ele. Na sequência, Padre Silas Silva, SJ, Diretor do Centro MAGIS Amazônia, continuou a formação, explorando o conceito de santidade ligada ao espírito inaciano, com ênfase em figuras como São Francisco Xavier. Durante sua reflexão, Pe. Silas, SJ, explicou como o Exame Espiritual Diário pode ser vivido no cotidiano, ajudando os participantes a desenvolverem uma relação mais profunda com Deus, detalhando passos e orientações para uma vivência pessoal da oração.
O encontro também incluiu a exibição de um trecho do filme sobre Santo Inácio e os primeiros companheiros jesuítas (Francisco Xavier e Fabro), proporcionando momentos de reflexão e aprofundamento espiritual. O encontro foi encerrado às 21h11, com um clima de escuta e interiorização, marcando o comprometimento dos participantes com a vivência da espiritualidade inaciana.

O pároco, padre Alex, falou que este “momento se deu como uma oportunidade de aprofundar a vida de Inácio e fazer coincidir sua experiência de conversão com as nossas experiências de conversão, tornando Inácio próximo da vida da gente. “Pecador, porém amado e chamado” é uma expressão que retrata a autoconsciência de Inácio e sua compreensão transformada de que a vida cristã não pode ficar estagnada no pecado, mas que, contando com a graça de Deus, avança na superação de si mesmo pela alteridade e o serviço aos demais”.
Lea Bentes (59 anos) testemunha: “Para mim, foi de uma imensa gratidão ter conhecido mais sobre a vida de Santo Inácio de Loyola e, principalmente, sobre o Exame Espiritual Diário”.
A participante Rayssa Lima (16 anos) também expressou seu impacto com o encontro informativo: “Prendeu minha atenção do começo ao fim. A formação me fez enxergar tudo com outros olhos. O que mais me marcou foi conhecer de forma detalhada a história de Santo Inácio de Loyola, entender seu caminho e sua vocação, me inspirou a viver mais profundamente a fé e a espiritualidade.”
A comunidade segue motivada a continuar esse caminho de espiritualidade e formação, mantendo vivos os ensinamentos de Santo Inácio em suas vidas cotidianas.


