Centro MAGIS Amazônia mobiliza ação missionária no município do Careiro da Várzea/AM em parceria com diversos grupos e organizações religiosas
Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia
A Experiência MAGIS Missão Jovem de Semana Santa é um dos projetos do Centro MAGIS Amazônia. Realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2025, a atividade se dividiu em três momentos: pré-missão, missão e pós-missão. A primeira parte foi realizada na tarde do dia 12 de abril, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, com a participação de jovens, adultos, vocacionados e padre jesuíta, vocacionadas e religiosas da Congregação Missionárias do Santo Nome de Maria, Irmãs Franciscanas de Aparecida, religiosos redentoristas e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
No encontro formativo, os participantes se prepararam para a missão, conhecendo um pouco da realidade do local onde as atividades seriam realizadas, bem como a proposta, metodologia, pedagogia e espiritualidade adotadas pelo Centro MAGIS para a vivência desta experiência.
Nos dias seguintes, de 17 a 20 de abril, os missionários e as missionárias se dividiram em equipes e foram enviados a diversas comunidades ribeirinhas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município do Careiro da Várzea/AM. As áreas de missão incluíram Curari, Purupuru, Miriti, Curuçá, Parauá, Cumã e Marimba.
A Experiência MAGIS Missão Jovem de Semana Santa é uma resposta ao apelo feito pelo Papa Francisco, que deixa como legado uma Igreja que precisa estar em constante movimento e em saída. Todo batizado é um vocacionado a ser portador do anúncio do Evangelho. O objetivo da missão foi proporcionar essa experiência de proximidade com as comunidades e com o Evangelho, fortalecendo o protagonismo juvenil e realizando visitas domiciliares, celebrações litúrgicas da Semana Santa, momentos de oração e escuta das histórias de vida das famílias. O dia a dia nas comunidades foi de partilha e dedicação, com os missionários acolhidos pelas famílias locais.
A jovem Letícia Dantas de Lima, de Natal (RN), participou da missão e contou sobre a experiência: “Vivenciar a Missão Jovem de Semana Santa com o Centro MAGIS Amazônia foi uma experiência inesquecível. Sair do meu estado para outro, onde não conhecia ninguém, me deu um pouco de medo, mas fui super bem acolhida, o que fez toda a diferença. Nas comunidades da Área do Marimba, aprendi muito mais sobre Jesus, pude sentir a fé das pessoas e ajudá-las a viver este momento único. Cada celebração teve sua simplicidade e sua riqueza. No final, eu que voltei grata por poder vivenciar tudo isso com as comunidades.”
Vitor Dantas, candidato à Companhia de Jesus, também compartilhou sua vivência: “Na experiência da Semana Santa, promovida pelo Centro MAGIS Amazônia, pude sentir de forma clara a presença e a voz de Deus em minha vida. Essa missão me proporcionou uma vivência única, na qual mergulhei no dia a dia das pessoas e experimentei, por meio delas, o amor de Deus. Junto ao povo de Deus que ali estava, encontrei o Cristo. Tudo isso me encheu de alegria, fortalecendo em mim a fé e a esperança. Posso dizer que vivi momentos únicos na minha caminhada de fé.”
A Experiência MAGIS Missão Jovem de Semana Santa foi concluída com o retorno das equipes de missão, sendo que as comunidades mais distantes, como a de Cumã, retornaram na manhã de segunda-feira (21). O próximo encontro será no dia 26 de abril, no Centro MAGIS Amazônia, com a partilha dos frutos da missão.





