A partir do tema “Transformar-se para Transformar”, o encontro reuniu oração, oficinas e integração da Pastoral da Juventude
Por Rayssa Lima, via Centro MAGIS Amazônia
No sábado (5 de outubro), a Pastoral da Juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona realizou uma formação na Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas, em Manaus/AM, com o objetivo de favorecer processos de encontro pessoal, convivência e discernimento cristão. Participaram 17 pessoas, entre adolescentes e jovens.
A programação iniciou com acolhida e a oração do Ofício Divino da Juventude (ODJ), coordenada por Gustavo Almada, articulador da Juventude da Área Missionária. Em seguida, houve dinâmica de apresentação e integração do grupo.
O grande momento do dia foi a oficina conduzida pela Irmã Maria Couto sobre o tema “Transformar-se para Transformar”, intercalada por momentos de reflexão e partilha. A formação foi concluída com a celebração da Santa Missa pelo Pe. Alex.
“Os temas abordados fazem parte do nosso cotidiano, por isso foi fácil se identificar com o que foi dito. Foi um pontapé essencial para começarmos algo melhor. O que mais me tocou foi a reflexão sobre tirar do nosso coração aquilo que já não faz mais sentido carregar, esse pensamento me fez entender que existem coisas que precisamos deixar na nossa vida e outras que simplesmente não devem mais continuar. A partir de agora, é sobre escolher o que faz sentido para mim”, partilhou a participante Rayssa Lima.
O encontro cumpriu com o propósito de formação cristã dos jovens e adolescentes da Área Missionária, reforçando o compromisso de uma pastoral juvenil centrada no encontro com Cristo e na participação comunitária.




