Arquidiocese de Manaus realiza o Grito dos Excluídos com participação do Centro MAGIS Amazônia

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Cardeal Leonardo Steiner participa do Grito dos Excluídos em Manaus

A caminhada percorreu a Zona Leste de Manaus em defesa da vida, da democracia e do cuidado com a Amazônia

Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia

Na sexta-feira (5), a Arquidiocese de Manaus/AM, por meio das Pastorais Sociais e em parceria com movimentos sociais, realizou mais uma edição do Grito dos Excluídos. A caminhada saiu da rotatória da Alameda Alphaville, na Zona Leste, e seguiu até o Parque Gigantes da Floresta, reunindo fiéis, pastorais sociais e representantes da sociedade civil, de diferentes faixas etárias.

O evento, que há 31 anos é promovido pela Igreja Católica no Brasil como fruto da 2ª Semana Social Brasileira, teve como objetivo ser espaço de manifestação em defesa dos direitos dos excluídos. Neste ano, o Grito teve como tema “Vida em Primeiro Lugar” e lema “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”.

A concentração iniciou-se às 15h com um momento de mística de abertura. Às 16h, os participantes partiram em caminhada, que fez ecoar os gritos pela vida, saúde, moradia, respeito, dignidade, democracia e cuidado com a Amazônia. A mobilização também destacou a Campanha “Água e lixo não combinam”, voltada à preservação dos igarapés, e o Plebiscito Popular 2025, que recolheu assinaturas em defesa da justiça fiscal e da redução da jornada de trabalho.

Entre os presentes esteve o Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, que agradeceu a participação da comunidade e incentivou a continuidade da luta em defesa da vida e das políticas públicas. O Centro MAGIS Amazônia esteve presente, unindo-se ao chamado por dignidade e preservação da Casa Comum.

Para Clisthian Cauã, colaborador voluntário do Centro, o Grito foi uma oportunidade de união e reflexão, e relatou: “foi um momento muito importante, onde a Igreja e os movimentos sociais se uniram para refletir sobre os problemas que afetam nossa democracia e nossa soberania. Esse encontro mostrou a força do povo na defesa da vida, da dignidade e da nossa Casa Comum, reafirmando que só juntos podemos construir uma sociedade mais justa e solidária.”

A caminhada em defesa da vida, da democracia, do cuidado com a Amazônia reforça o compromisso da igreja da Arquidiocese de Manaus com a justiça social, com os povos e com a vida na Amazônia.

Imagens: ASCOM Arquidiocese de Manaus e Centro MAGIS Amazônia

Veja também

Calendário Centro MAGIS Amazônia
Notícias Centro MAGIS Amazônia
MAGIS Brasil

Centro MAGIS Amazônia e Área Missionária Santa Margarida de Cortona participam do Jubileu da Juventude – DNJ

O Jubileu da Juventude – DNJ reuniu cerca de 2.000 jovens e adultos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, num dia de oração, partilha e peregrinação. O evento celebrou o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”, reforçando a fé e o compromisso da juventude

Centro MAGIS Amazônia realiza II Módulo do Espaço Projeto de Vida

O Centro MAGIS Amazônia realizou o II Módulo do Espaço Projeto de Vida, reunindo jovens de Manaus para refletir sobre autoconhecimento e relações humanas. O encontro contou com dinâmicas e momentos de partilha conduzidos pela irmã Maria Couto

Centro MAGIS Amazônia promove exibição do curta-metragem “Floresta Curumim”

O Centro MAGIS Amazônia exibiu o curta Floresta Curumim no Circuito Tela Verde, reunindo jovens da Amazônia, Venezuela e Bolívia para refletir sobre ecologia, identidade e justiça social

Juventudes Amazônidas se reúnem em Manaus para fortalecer o protagonismo na justiça climática

Encontro integrou jovens indígenas e não indígenas de quatro estados da Amazônia Legal e da fronteira com a Bolívia, promovendo vivências, trocas de saberes e construção coletiva rumo à COP