Arquidiocese de Manaus realiza o Grito dos Excluídos com participação do Centro MAGIS Amazônia

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Cardeal Leonardo Steiner participa do Grito dos Excluídos em Manaus

A caminhada percorreu a Zona Leste de Manaus em defesa da vida, da democracia e do cuidado com a Amazônia

Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia

Na sexta-feira (5), a Arquidiocese de Manaus/AM, por meio das Pastorais Sociais e em parceria com movimentos sociais, realizou mais uma edição do Grito dos Excluídos. A caminhada saiu da rotatória da Alameda Alphaville, na Zona Leste, e seguiu até o Parque Gigantes da Floresta, reunindo fiéis, pastorais sociais e representantes da sociedade civil, de diferentes faixas etárias.

O evento, que há 31 anos é promovido pela Igreja Católica no Brasil como fruto da 2ª Semana Social Brasileira, teve como objetivo ser espaço de manifestação em defesa dos direitos dos excluídos. Neste ano, o Grito teve como tema “Vida em Primeiro Lugar” e lema “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”.

A concentração iniciou-se às 15h com um momento de mística de abertura. Às 16h, os participantes partiram em caminhada, que fez ecoar os gritos pela vida, saúde, moradia, respeito, dignidade, democracia e cuidado com a Amazônia. A mobilização também destacou a Campanha “Água e lixo não combinam”, voltada à preservação dos igarapés, e o Plebiscito Popular 2025, que recolheu assinaturas em defesa da justiça fiscal e da redução da jornada de trabalho.

Entre os presentes esteve o Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, que agradeceu a participação da comunidade e incentivou a continuidade da luta em defesa da vida e das políticas públicas. O Centro MAGIS Amazônia esteve presente, unindo-se ao chamado por dignidade e preservação da Casa Comum.

Para Clisthian Cauã, colaborador voluntário do Centro, o Grito foi uma oportunidade de união e reflexão, e relatou: “foi um momento muito importante, onde a Igreja e os movimentos sociais se uniram para refletir sobre os problemas que afetam nossa democracia e nossa soberania. Esse encontro mostrou a força do povo na defesa da vida, da dignidade e da nossa Casa Comum, reafirmando que só juntos podemos construir uma sociedade mais justa e solidária.”

A caminhada em defesa da vida, da democracia, do cuidado com a Amazônia reforça o compromisso da igreja da Arquidiocese de Manaus com a justiça social, com os povos e com a vida na Amazônia.

Imagens: ASCOM Arquidiocese de Manaus e Centro MAGIS Amazônia

Veja também

Calendário Centro MAGIS Amazônia
Notícias Centro MAGIS Amazônia
MAGIS Brasil

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]