Jovens do Núcleo Apostólico Manaus participam da Experiência do Encarnação no Centro MAGIS Burnier

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

A iniciativa refletiu sobre a moradia como realidade social e política à luz da fé cristã e fortaleceu a articulação da juventude do Centro MAGIS Amazônia com a Área Missionária Santa Margarida de Cortona

Por Giovanni C. Sampaio, via Centro MAGIS Amazônia

Entre os dias 21 e 25 de janeiro, em Brasília/DF, jovens do Núcleo Apostólico Manaus participaram da Experiência do Encarnação, realizada no Centro Cultural de Brasília e no Centro MAGIS Burnier. O encontro teve como finalidade refletir sobre a moradia enquanto realidade concreta, marcada por dimensões sociais e políticas, sob a luz da fé cristã, reconhecendo em Jesus Cristo um Deus que se encarna na vida e nas condições reais das pessoas.

Representando o Centro MAGIS Amazônia, estiveram presentes Giovanni C. Sampaio e o jovem Gustavo Almada, da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas de diferentes regiões do Brasil, além de jovens da Colômbia e do Paraguai, promovendo uma rica partilha intercultural e eclesial.

A programação foi marcada por rodas de conversa que reuniram religiosos, jovens, representantes do poder público e leigos, todos contribuindo ativamente para as reflexões. Houve momentos de oração pessoal e comunitária, espaços de convivência e expressões culturais. Um dos pontos mais significativos foi a vivência concreta da temática por meio da visita a diferentes realidades sociais do território, favorecendo a experiência de encarnação na vida do povo.

O envio dos dois jovens de Manaus também teve como objetivo aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade 2026 e fortalecer a articulação do trabalho com as juventudes entre o Centro MAGIS Amazônia e a Área Missionária Santa Margarida de Cortona.

“Esse período do Encarnação me ajudou bastante a desenvolver uma consciência mais forte sobre a questão da moradia. Poder estar presente na comunidade Sol Nascente e ver aquilo de perto mexeu comigo e me transformou. Olhar aquela realidade dura, em que as pessoas vão sobrevivendo e são rechaçadas e ignoradas pelas autoridades, foi muito impactante. No Encarnação também pude conhecer pessoas de diversos lugares, com diversas culturas, e durante todo o período que passamos juntos foi um grande aprendizado sobre diversas realidades do país e de fora dele”, afirmou Gustavo Almada, Coordenador da Pastoral da Juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona.

A participação na Experiência do Encarnação reforça o compromisso do Centro MAGIS Amazônia com a formação integral das juventudes, integrando fé e justiça socioambiental. A vivência fortalece a missão de caminhar com os jovens na construção de uma sociedade mais justa.

VEJA MAIS

Grupos da Rede Caminhos de Esperança reúnem-se no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus

Retiro de Jovens e Adultos inspira-se na vida de São Carlo Acutis

Centro MAGIS Amazônia participa da Assembleia Sinodal da Juventude

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]