Missa Convivium de março propõe reflexão e comunhão no tempo quaresmal

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração reuniu jovens e adultos para escuta do Evangelho e partilha de experiências de fé

Lara Suellen Bezerra Lopes via Centro MAGIS Amazônia

No sábado (22), às 18 horas, o Centro MAGIS Amazônia, localizado na cidade de Manaus/AM, realizou mais uma edição da Missa Convivium, com o objetivo de fortalecer a comunhão entre os jovens e a espiritualidade nesse tempo quaresmal. A missa contou com cerca de 16 pessoas na faixa etária de 18 a 43 anos, oriundos de diversas comunidades da cidade, convidados por amigos e que estavam ali pela primeira vez, além dos jovens colaboradores e parceiros do MAGIS Amazônia. A quantidade de jovens casais presentes despertou o interesse e a motivação para trabalhar também com esse foco: a vocação matrimonial na juventude.

O Evangelho da Missa (Lc 13,1-9) trata sobre a parábola da figueira e o chamado à conversão: “Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lc 13, 3). Padre Silas Silva, SJ, trouxe em sua homilia a necessidade de mudança, a esperança em dias melhores e o cuidado com a ecologia integral, com ênfase na Campanha da Fraternidade. Outro ponto de reflexão foi a partir de questionamentos feitos aos participantes sobre como estão alimentando suas raízes e onde encontram o adubo para fortificar a árvore de suas vidas. Após esse momento, foi feito um convite à partilha em duplas, tendo como base o silêncio e a oração pessoal. Também se refletiu sobre como espalhar o adubo da esperança, da fé, do amor, da justiça e da misericórdia na vida de outras pessoas.

As partilhas destacaram Deus como centro da vida – Ele que fortalece e é adubo, especialmente nas situações em que os jovens vivem distantes de seus familiares, por terem saído de sua cidade natal para estudar ou trabalhar. Destacou-se também o cuidado com o ser humano e com o meio ambiente, refletindo que não adianta cuidar do lixo nas ruas e não cuidar de si mesmo, que também é obra da criação de Deus.

Tatiane Freire, 43 anos, primeira vez visitando o MAGIS, contou sobre sua experiência: “Apesar de não ter profundidade no conhecimento do carisma da congregação, e nem sobre os movimentos, participar de uma celebração Convivium foi bem diferente das experiências vividas por mim. É sempre mais complicado você tirar um tempo pra refletir sobre si e suas atitudes, principalmente partilhar disso com outras pessoas. O importante dessa oportunidade foi conseguir parar pra escutar meu coração e entender como podemos ser projetos transformadores na sociedade. O silêncio também é necessário, pois vivemos num mundo tão dinâmico, cheio de barulho, que quando nos deparamos em silêncio é algo muito diferente. Foi um momento que eu precisava ter, e que também me faz repensar daqui pra frente como seguir, tendo momentos de barulho, mas também de silêncio.”

Raffael Steffesson, 30 anos, também partilhou: “Após receber o convite para participar da Missa eu fiquei curioso para saber como ela funcionava, mas decidi não pesquisar e ir com o coração aberto para viver a experiência. Foi uma decisão acertada, pois não criei expectativas e pude descobrir na hora como é maravilhosa. Para mim foi uma Missa mais intimista e senti Cristo mais próximo de mim, principalmente quando somos convidados a refletir sobre o Evangelho e buscarmos respostas em nós e no Espírito Santo, através do ponto de oração. A cereja do bolo foi o momento da troca de experiências, nesse momento, como o nome já diz, foi possível trocar experiências com os irmãos presentes e sentir o agir de Deus na vida de cada um que estava relatando suas vivências e o seu modo de ver e viver a vida. O momento da partilha de alimentos foi essencial para estreitar os laços e saber mais sobre a vida de cada irmão. Estarei presente nas próximas Missas que virão.”

Ao final da celebração, foram apresentados os novos colaboradores voluntários do Centro MAGIS Amazônia – Harison, Lara e Ericles –, responsáveis pela organização da Missa Convivium. O encerramento se deu com a partilha dos lanches e a convivência entre os irmãos, regada de muitas risadas e conversas.

Celebração favoreceu o fortalecimento dos laços de amizade entre os participantes, além de alimentar a vida espiritual por meio da escuta e oração com a Palavra de Deus.

GAVI realiza segundo encontro vocacional de 2025

A atividade no Centro MAGIS Amazônia contou com a presença do Pe. Rogério Mosimann, SJ, e abordou temas sobre vocação e os Exercícios Espirituais

Missa Convivium de março propõe reflexão e comunhão no tempo quaresmal

Celebração reuniu jovens e adultos para escuta do Evangelho e partilha de experiências de fé

2ª Romaria das Águas mobiliza Manaus em defesa da água e da vida na Amazônia

Com presença jesuíta, o evento realizado pelo coletivo Fórum das Águas denuncia a crise hídrica e clama por acesso universal à água, preparando o terreno para os debates da COP30 em Belém (PA)

MAGIS Amazônia e Paulinas iniciam Escola Bíblica para Jovens

Encontro apresentou os fundamentos sobre a Bíblia e promoveu diálogo formativo entre as juventudes da Arquidiocese de Manaus