Núcleo Inaciano Manaus celebra primeiro aniversário com Missa de Ação de Graças

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração reuniu integrantes do grupo e convidados no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus

Diego Aguiar, via Núcleo Inaciano Manaus

Na tarde de sábado (20), foi realizada, no Centro MAGIS Amazônia (CMA), em Manaus/AM, a Missa de Ação de Graças pelo primeiro ano do Núcleo Inaciano Manaus. A celebração teve como objetivo agradecer a trajetória do grupo, criado em 2024, e reforçar sua missão de aprofundar a espiritualidade inaciana.

Estiveram presentes os integrantes do Núcleo, o Coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, Padre Sandoval Rocha, SJ, o Coordenador do CMA e presidente da celebração, Padre Silas Moesio, SJ, além de convidados de outras obras da Companhia de Jesus. O grupo é formado por pessoas de diferentes paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus que vivenciaram os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola em alguma modalidade (EVC; DOA; Retiros de 3 e/ou 8 dias; Tardes de Espiritualidade; Retiro das Congregações Religiosas Inacianas; entre outras) ou que já foram vinculadas a alguma obra da Companhia de Jesus.

Criado em setembro de 2024, o Núcleo tornou-se realidade a partir do diálogo e discernimento entre Diego Aguiar e o Padre Silas Moesio, SJ. Com a adesão de Gilmara Santos e outros participantes, foi se consolidando ao longo dos meses, tornando-se um espaço de partilha e convivência. Hoje, além das reuniões mensais, o grupo também se integra às atividades das obras da Companhia de Jesus no Núcleo Apostólico de Manaus.

Para Diego Aguiar, da equipe de coordenação, o Núcleo é “um grande passo para o fortalecimento da vivência da espiritualidade inaciana e da caminhada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola para tantos homens e mulheres que encontram força e esperança neste chão e águas sagradas da Amazônia”. Já Gilmara Santos partilhou que o espaço apresenta uma oportunidade de “viver de forma mais intensa a fé no cotidiano: na família, no trabalho, na sociedade e em todos os espaços que vão além das fronteiras da Igreja”.

Segundo o Padre Silas Moesio, SJ, “participar do primeiro aniversário do Núcleo Inaciano Manaus é uma alegria imensa, pois foi um projeto sonhado com carinho e ver que se tornou realidade traz consolação e esperança. Ele é mais um espaço que a Companhia de Jesus oferece às pessoas que desejam viver o seguimento a Jesus Cristo desde o carisma de Santo Inácio de Loyola”.

O grupo segue reunindo-se todos os segundos sábados do mês, das 16h às 18h, no Centro MAGIS Amazônia e convida toda a comunidade a fazer parte deste projeto. Para saber mais sobre o Núcleo Inaciano Manaus, entre em contato conosco.

Organizações propõem curso de extensão sobre acompanhamento espiritual juvenil na Faculdade Católica do Amazonas

Num caminho de sinodalidade entre as diversas instituições que trabalham com jovens elaborou-se a proposta de um curso destinado à formação de adultos para o acompanhamento espiritual dos jovens

Diretor do Centro MAGIS Amazônia participa do Encontro da CRB Subnúcleo Nª Sª dos Remédios

Na última sexta-feira (31 de outubro), o Centro MAGIS Amazônia, representado pelo Padre Silas Silva SJ, esteve presente no Encontro do Subnúcleo da CRB de Nª Sª dos Remédios, realizado no Colégio Santa Dorotéia, em Manaus. O evento reuniu 15 participantes entre religiosas e religiosos de diversas congregações para um momento de oração e partilha, com o objetivo de fortalecer os laços entre as congregações e refletir sobre a missão consagrada.

Centro MAGIS Amazônia e Área Missionária Santa Margarida de Cortona participam do Jubileu da Juventude – DNJ

O Jubileu da Juventude – DNJ reuniu cerca de 2.000 jovens e adultos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, num dia de oração, partilha e peregrinação. O evento celebrou o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”, reforçando a fé e o compromisso da juventude

Centro MAGIS Amazônia realiza II Módulo do Espaço Projeto de Vida

O Centro MAGIS Amazônia realizou o II Módulo do Espaço Projeto de Vida, reunindo jovens de Manaus para refletir sobre autoconhecimento e relações humanas. O encontro contou com dinâmicas e momentos de partilha conduzidos pela irmã Maria Couto