10 anos do Espaço MAGIS Manaus e reabertura do Centro MAGIS Amazônia

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Evento oficializou a reabertura do Centro MAGIS Amazônia, que terá a capital amazonense como nova sede

Em clima de festa e muita alegria, o Espaço MAGIS Manaus celebrou no último sábado (13) seus 10 anos de missão com as juventudes na capital amazonense. O evento, realizado no Espaço Loyola, reuniu toda a comunidade para um momento de confraternização.

A festa teve início com uma Missa Convivium presidida pelo Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM). Em seguida, a comunidade se reuniu para um momento de confraternização com lanche, música e dinâmicas. Entre os mais de 50 participantes estiveram presentes obras como Fé e Alegria Amazonas, Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, Serviço inaciano de Espiritualidade (Sies), entre outros.

Reabertura do Centro MAGIS Amazônia

O evento também oficializou a reabertura do Centro MAGIS Amazônia, que anteriormente estava situado em Belém (PA). Agora, com sede em Manaus (AM), o Centro terá como foco principal o trabalho com as juventudes da Amazônia. A novidade foi anunciada em vídeo pelo Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ, Secretário para Juventudes e Vocações, Coordenador do Programa MAGIS Brasil e Diretor do Centro MAGIS Anchietanum, localizado em São Paulo (SP).

Em seu discurso, o Pe. Tomé, SJ, destacou a importância da Amazônia para o mundo e a necessidade de um olhar mais atento para a região e seus povos. “As preferências apostólicas universais e as preferências apostólicas de nossa província no Brasil nos colocam em sintonia e compromisso com esse território e, claro, com as pessoas que vivem nesta região. Tratando-se da Rede Inaciana de Juventude, MAGIS Brasil, olhamos diretamente para os jovens e queremos contribuir no acompanhamento de um futuro cheio de esperança“, disse.

O secretário também ressaltou o compromisso da Companhia de Jesus com as juventudes amazônicas e a importância do trabalho do Centro MAGIS Amazônia nesse contexto: “Portanto, como corpo apostólico, em constante busca e em permanente leitura dos tempos, a Província dos Jesuítas do Brasil quer continuar sua missão com as juventudes amazônicas, entendendo, após um período de discernimento e reflexão, que devemos retomar os trabalhos do Centro MAGIS da Amazônia, agora com sede na cidade de Manaus e em contínua articulação com as demais regiões, como Santarém e Belém.”

Confira o vídeo:

Centro contará com nova direção

O novo diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, também se pronunciou durante o evento. “Comemorar os 10 anos da presença da Rede Inaciana de Juventudes da Província dos Jesuítas do Brasil em Manaus é ter um olhar agradecido, pois somos frutos da articulação da Rede Inaciana da antiga Região Brasil Amazônia e da bonita experiência do MAGIS que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro”, afirmou Pe. Silas. Ele também falou sobre os desafios e as expectativas para o futuro do Centro MAGIS Amazônia. “Meu sentimento é uma mistura de alegria, expectativa e esperança, pois sei que não estou só, mas que aqui temos um corpo apostólico formado por lideranças inacianas jovens e por nós jesuítas, para assumirmos com garra, coragem e determinação esta missão que Deus, por meio do Secretário de Juventudes e Vocações, nos confia”.

O Centro MAGIS Amazônia tem um compromisso firme com a juventude da região e com a valorização da Amazônia. Por meio de um trabalho articulado e engajado, o Centro continuará buscando promover a formação integral dos jovens, fortalecendo sua capacidade de liderança, protagonismo e atuação na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável.

Diego Aguiar, um jovem que participou do Espaço MAGIS Manaus e hoje atua na Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), esteve presente no evento e comentou: “Eu acho tão bonito quando conseguimos ver o quanto um projeto, uma obra, impacta a vida de tantos jovens, inclusive a nossa, não é mesmo? Sou muito grato ao MAGIS por contribuir para minha formação humana integral, por me ajudar a reconhecer-me como jovem e me introduzir na espiritualidade”. E finaliza dizendo “Celebrar mais um ano do MAGIS também é celebrar minha vida e a vida de tantos jovens”

O Centro MAGIS Amazônia oferece um espaço para o desenvolvimento de habilidades, o aprofundamento da fé, a promoção da justiça social e a vivência de valores como a solidariedade, a responsabilidade e o amor ao próximo.

Créditos das fotos: Felipe Moura

Tribuna dos Direitos Humanos reúne movimentos sociais e obras da Companhia de Jesus em Manaus

 O evento aconteceu para reafirmar a importância de se debater a preservação da Amazônia e a proteção dos mais vulneráveis, construindo uma sociedade mais justa e igualitária

Partilha e Vida: CMA participa de confraternização do Núcleo Apostólico de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Aconteceu na última sexta-feira (6), das 19h às 21h30 no Espaço Loyola, bairro Nossa Senhora de Aparecida – Manaus/AM, a confraternização das Obras e Serviços do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus em Manaus. O evento foi realizado para celebrar o ano de atividades com as diversas Obras e […]

CF 2025: CMA participa da 1ª reunião da Comissão de Formação da Arquidiocese de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia No último dia (04), às 18h, no Salão da Cúria Metropolitana de Manaus, sob a coordenação do Pe. Geraldo Bendaham, aconteceu a 1ª reunião da Comissão de Formação da Campanha da Fraternidade (CF) da Arquidiocese de Manaus. Esse momento reuniu representantes de diversas pastorais, movimentos e instituições, incluindo Cáritas, […]

Missão Beato Carlo Acutis: Centro MAGIS Amazônia e juventude de Manaus celebram atividade na Catedral Metropolitana de Manaus 

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Na última sexta-feira (13), na Catedral Metropolitana da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Centro de Manaus/AM, a Missão Beato Carlo Acutis, iniciativa que busca propagar e fortalecer a devoção ao futuro santo jovem, trouxe a relíquia do Beato Carlo Acutis para a capital amazonense, a Missão estava presente […]