Retiro promovido pela Companhia de Jesus em Manaus proporcionou momentos de reflexão e fortalecimento da espiritualidade inaciana entre os participantes.
Por Beatriz de Sá, via Centro MAGIS Amazônia
O Retiro de Colaboradores das obras e serviços da Companhia de Jesus do Núcleo Apostólico Manaus foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas, em Manaus/AM.
Com o objetivo de proporcionar um momento de introspecção e fortalecer a espiritualidade inaciana dos participantes, o evento contou com a participação de 20 pessoas, sendo 19 colaboradores das obras: Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas; Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares); Fé e Alegria; Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies) de Manaus; Centro MAGIS Amazônia; Comunidade Burnier; Área Missionária Santa Margarida de Cortona; Fórum das Águas; e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). As atividades foram orientadas pela Irmã Maria Couto, da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria.
Durante os três dias de retiro, os participantes vivenciaram momentos de oração, silêncio e reflexão, com base nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. A abertura do evento foi marcada por uma missa celebrada pelo Pe. Rogério Mosimann, SJ, Delegado da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM), e pelo Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus. Nos dias que se seguiram, as missas foram celebradas pelo Pe. Sandoval, sempre com um olhar atento à espiritualidade e à missão de cada um dos colaboradores.
A Irmã Maria Couto conduziu reflexões sobre o cuidado com o “jardim interior” de cada um, estimulando os presentes a refletirem sobre o que têm semeado em seus corações, o que desejam cultivar e como estão vivendo a missão. Momentos de partilha e silêncio também ajudaram os colaboradores a se reconectarem consigo mesmos, fortalecendo o compromisso com a missão de evangelização na Amazônia.
Em depoimento, uma das participantes compartilhou: “O retiro dos colaboradores foi um período propício para refletir sobre como estou, quais são os meus excessos, o que eu tenho que deixar ir e também sobre o que eu quero cultivar em 2026. A espiritualidade inaciana sempre me faz refletir e me direciona para o melhor caminho a seguir! Foi muito importante essa pausa, me deu mais força para seguir na missão. Como Santo Inácio nos indica: Em tudo Amar e Servir.” (Beatriz de Sá – colaboradora voluntária)
O Retiro contribuiu para a renovação e comprometimento da missão e da vida de serviço e esperança que a Companhia de Jesus inspira em todos os seus colaboradores e colaboradoras.





