Semana do Jovem Líder 2025 reúne mais de 300 jovens em Manaus e fortalece a missão da Pastoral da Juventude

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Evento celebrou 15 anos de história e promoveu formação, espiritualidade e animação para lideranças juvenis, com a presença do diretor do Centro MAGIS Amazônia

Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ via Centro MAGIS Amazônia
com informações da Arquidiocese de Manaus

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, a 15ª Semana do Jovem Líder (SJL) reuniu mais de 300 jovens no Colégio Santa Dorotéia, em Manaus/AM. O evento, promovido pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus, teve como tema “15 anos de história e missão”, com o lema “E alargou sua tenda junto à juventude amazônida”.

A cerimônia de abertura foi marcada por um momento de integração e animação, contando com a presença do Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Arcebispo Metropolitano de Manaus, além de religiosos e assessores que acompanharam a juventude ao longo da semana. O objetivo do encontro foi fortalecer as lideranças juvenis das paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, promovendo formação, espiritualidade e partilha.

A programação incluiu momentos de espiritualidade inspirados no Ofício Divino da Juventude, documento organizado pelo Centro de Juventude Cajueiro, com base no Ofício Divino das comunidades. Durante a semana, os participantes foram organizados em grupos formativos, de acordo com seu tempo de caminhada na Pastoral da Juventude:

  • Iniciação – para jovens que participam pela primeira vez;
  • Discipulado – para aqueles no segundo ano consecutivo;
  • Missão – para jovens no terceiro ano de participação;
  • Militância – para aqueles que participam pelo quarto ano;
  • Assessoria – formação voltada para adultos que acompanham grupos de jovens.

Cada etapa contou com formações específicas, voltadas para a realidade pastoral e social dos jovens, possibilitando momentos de aprendizado e trabalho em grupo.

As oficinas abordaram temas como Liderança, Espiritualidade do Jovem, Identidade da Pastoral da Juventude, Como preparar um encontro para grupos de jovens, Espiritualidade Libertadora, Ofício Divino da Juventude (ODJ), Processos de Educação na fé  e Economia Solidária. Entre os oficineiros estiveram Marcela Amazonas (Casa Comum), Ir. Rosanna Marchetti (Missionariedade), Aldreson (Cristologia) e Felipe Fialho (Somos Igreja Jovem).

O Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia, participou de toda a SJL e assessorou as formações sobre Processo de Educação na Fé e Identidade da Pastoral da Juventude, contribuindo nas 4 noites formativas com as reflexões sobre o papel da juventude na Igreja e na sociedade, além de enfatizar a importância da formação na vida do pjoteiro e do grupo de jovens.

De acordo com Giovanni Sampaio, secretário arquidiocesano da Pastoral da Juventude, a SJL reafirma a identidade e a missão da PJ há 15 anos: “Temos a graça de celebrar com esse lema tão profético ‘E alargou sua tenda junto à juventude amazônida’, trazendo para nós esse chão, o lugar onde vivemos e fazemos missão. A SJL desperta a sensibilidade, o senso crítico e fortalece os grupos de base. Jovens, aqui deixo meu convite para viver essa experiência e participar das oficinas. No último dia, teremos um grande encontro celebrando essa caminhada de 15 anos, com o envio missionário de todos os participantes.”

O evento encerrou-se com uma celebração de envio seguida de uma noite cultural e lanche comunitário, reforçando a unidade e o compromisso da juventude com a missão evangelizadora da Pastoral da Juventude.

Centro MAGIS Amazônia e Área Missionária Santa Margarida de Cortona participam do Jubileu da Juventude – DNJ

O Jubileu da Juventude – DNJ reuniu cerca de 2.000 jovens e adultos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, num dia de oração, partilha e peregrinação. O evento celebrou o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”, reforçando a fé e o compromisso da juventude

Centro MAGIS Amazônia realiza II Módulo do Espaço Projeto de Vida

O Centro MAGIS Amazônia realizou o II Módulo do Espaço Projeto de Vida, reunindo jovens de Manaus para refletir sobre autoconhecimento e relações humanas. O encontro contou com dinâmicas e momentos de partilha conduzidos pela irmã Maria Couto

Centro MAGIS Amazônia promove exibição do curta-metragem “Floresta Curumim”

O Centro MAGIS Amazônia exibiu o curta Floresta Curumim no Circuito Tela Verde, reunindo jovens da Amazônia, Venezuela e Bolívia para refletir sobre ecologia, identidade e justiça social

Juventudes Amazônidas se reúnem em Manaus para fortalecer o protagonismo na justiça climática

Encontro integrou jovens indígenas e não indígenas de quatro estados da Amazônia Legal e da fronteira com a Bolívia, promovendo vivências, trocas de saberes e construção coletiva rumo à COP