SIES Manaus inicia trabalhos pastorais de 2025 com Missa Convivium

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O momento foi marcado por reflexão, oração, partilha e acolhida de novos integrantes

Centro MAGIS Amazônia via Preferência Apostólica Amazônica – PAAM

O Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) de Manaus deu início às suas atividades pastorais na noite da última quarta-feira, 19 de fevereiro, com a celebração da Missa Convivium. A celebração foi conduzida pelo Pe. José Paulino Martins, SJ, que proporcionou uma profunda experiência de introspecção e oração.

Durante toda a missa, os participantes foram convidados a realizar um mergulho interior, refletindo sobre a própria caminhada de fé. O exame de consciência, conduzido no ato penitencial, levou os presentes a meditarem não apenas sobre os pecados pessoais, mas também sobre aqueles que afligem o mundo.

As leituras bíblicas escolhidas reforçaram a mensagem de esperança e renovação. A primeira leitura, retirada de Gênesis 8,6-13.20-22, narrou a saída de Noé da arca e a promessa divina de não mais ferir os seres da Terra por causa do pecado humano. O Salmo Responsorial ecoou em júbilo com o refrão: “Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor”. No Evangelho, Jesus é apresentado como aquele que cura, abrindo os olhos dos que vivem na cegueira do dia a dia e concedendo um novo olhar para a verdadeira Vida.

A atmosfera da celebração, reforçada pela ornamentação do espaço, favoreceu a oração e a experiência do encontro com Deus. A missa culminou na Eucaristia, momento central da fé cristã, fortalecendo espiritualmente os participantes.

Ao final da celebração, cinco novos membros foram apresentados à comunidade. Eles receberão formação e poderão, futuramente, atuar na propagação da Espiritualidade Inaciana. O coordenador do SIES Manaus, Márcio Fernandes, destacou a importância da Missa Convivium para o grupo:

“Essa missa de abertura dos trabalhos é importante para todos que estão neste serviço. Ela nos torna família, nos torna iguais e nos faz rezar cada parte dela com o coração. Nos aproxima de um Jesus que se faz presente na celebração da Palavra e na Eucaristia, dando força para o ano inteiro. Também nessa noite recebemos novos membros, que já vêm caminhando conosco, fizeram os Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana (EEVC) e o Retiro em Etapas dos Exercícios Espirituais. Para nós, é um momento de renovação e de continuidade. Também estamos aguardando o ‘sim’ de mais pessoas para esse bonito serviço que realizamos junto com toda a família inaciana.

A noite foi encerrada com um lanche partilhado entre os presentes, que saíram do encontro movidos pelo Espírito e consolados pelo Cristo, centro da Vida.

Um Momento Decisivo: Vocacionados do GAVI Relembram a Conversão de Santo Inácio em Pamplona

Centro Magis Amazônia acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano em Manaus Por Keven Macedo, via MAGIS Amazônia No domingo (17), o Centro Magis Amazônia, em Manaus/AM, acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano. Inspirado na experiência de Santo Inácio em Pamplona, o evento teve como tema […]

Apresentação do Boi PJoteiro promove cultura e diversidade na Cidade Nova

Evento da Pastoral da Juventude uniu tradição popular e evangelização em Manaus Por Gabriel Felipe, CAPJ do Setor Padre Pedro Vignola, via Centro MAGIS Amazônia No primeiro semestre deste ano realizaram-se várias apresentações do Boi Pjoteiro: Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cidade Nova e na Comunidade São Bento, ambas da Paróquia São Bento, […]

Juventude que anima e inspira: construindo uma assembleia viva e alegre

Reunião no Centro MAGIS Amazônia reuniu jovens músicos dos setores Avenida Brasil e Parque 10 para organizar a animação da Assembleia Sinodal da Juventude Por Nair Souza, assessora da PJ da Paróquia São Vicente de Paulo, via MAGIS Amazônia Na segunda-feira (12), o Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, foi o local de encontro de representantes […]

Festa de Santo Inácio de Loyola é celebrada por toda a Preferência Apostólica Amazônia

Missas, tríduos e encontros comunitários marcam a festa, reafirmando a presença e a missão jesuíta na região amazônica