SIES Manaus inicia trabalhos pastorais de 2025 com Missa Convivium

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O momento foi marcado por reflexão, oração, partilha e acolhida de novos integrantes

Centro MAGIS Amazônia via Preferência Apostólica Amazônica – PAAM

O Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) de Manaus deu início às suas atividades pastorais na noite da última quarta-feira, 19 de fevereiro, com a celebração da Missa Convivium. A celebração foi conduzida pelo Pe. José Paulino Martins, SJ, que proporcionou uma profunda experiência de introspecção e oração.

Durante toda a missa, os participantes foram convidados a realizar um mergulho interior, refletindo sobre a própria caminhada de fé. O exame de consciência, conduzido no ato penitencial, levou os presentes a meditarem não apenas sobre os pecados pessoais, mas também sobre aqueles que afligem o mundo.

As leituras bíblicas escolhidas reforçaram a mensagem de esperança e renovação. A primeira leitura, retirada de Gênesis 8,6-13.20-22, narrou a saída de Noé da arca e a promessa divina de não mais ferir os seres da Terra por causa do pecado humano. O Salmo Responsorial ecoou em júbilo com o refrão: “Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor”. No Evangelho, Jesus é apresentado como aquele que cura, abrindo os olhos dos que vivem na cegueira do dia a dia e concedendo um novo olhar para a verdadeira Vida.

A atmosfera da celebração, reforçada pela ornamentação do espaço, favoreceu a oração e a experiência do encontro com Deus. A missa culminou na Eucaristia, momento central da fé cristã, fortalecendo espiritualmente os participantes.

Ao final da celebração, cinco novos membros foram apresentados à comunidade. Eles receberão formação e poderão, futuramente, atuar na propagação da Espiritualidade Inaciana. O coordenador do SIES Manaus, Márcio Fernandes, destacou a importância da Missa Convivium para o grupo:

“Essa missa de abertura dos trabalhos é importante para todos que estão neste serviço. Ela nos torna família, nos torna iguais e nos faz rezar cada parte dela com o coração. Nos aproxima de um Jesus que se faz presente na celebração da Palavra e na Eucaristia, dando força para o ano inteiro. Também nessa noite recebemos novos membros, que já vêm caminhando conosco, fizeram os Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana (EEVC) e o Retiro em Etapas dos Exercícios Espirituais. Para nós, é um momento de renovação e de continuidade. Também estamos aguardando o ‘sim’ de mais pessoas para esse bonito serviço que realizamos junto com toda a família inaciana.

A noite foi encerrada com um lanche partilhado entre os presentes, que saíram do encontro movidos pelo Espírito e consolados pelo Cristo, centro da Vida.

Organizações propõem curso de extensão sobre acompanhamento espiritual juvenil na Faculdade Católica do Amazonas

Num caminho de sinodalidade entre as diversas instituições que trabalham com jovens elaborou-se a proposta de um curso destinado à formação de adultos para o acompanhamento espiritual dos jovens

Diretor do Centro MAGIS Amazônia participa do Encontro da CRB Subnúcleo Nª Sª dos Remédios

Na última sexta-feira (31 de outubro), o Centro MAGIS Amazônia, representado pelo Padre Silas Silva SJ, esteve presente no Encontro do Subnúcleo da CRB de Nª Sª dos Remédios, realizado no Colégio Santa Dorotéia, em Manaus. O evento reuniu 15 participantes entre religiosas e religiosos de diversas congregações para um momento de oração e partilha, com o objetivo de fortalecer os laços entre as congregações e refletir sobre a missão consagrada.

Centro MAGIS Amazônia e Área Missionária Santa Margarida de Cortona participam do Jubileu da Juventude – DNJ

O Jubileu da Juventude – DNJ reuniu cerca de 2.000 jovens e adultos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, num dia de oração, partilha e peregrinação. O evento celebrou o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”, reforçando a fé e o compromisso da juventude

Centro MAGIS Amazônia realiza II Módulo do Espaço Projeto de Vida

O Centro MAGIS Amazônia realizou o II Módulo do Espaço Projeto de Vida, reunindo jovens de Manaus para refletir sobre autoconhecimento e relações humanas. O encontro contou com dinâmicas e momentos de partilha conduzidos pela irmã Maria Couto