Jesuítas participam da Solenidade de Pentecostes em Manaus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração reuniu cerca de 70 mil fiéis e marcou a convocação para a Assembleia Sinodal da Juventude

Por Preferência Apostólica Amazônica

Com o lema “No Espírito Santo, Peregrinos de Esperança”, a Arquidiocese de Manaus celebrou a Solenidade de Pentecostes no último domingo, 08 de junho, no Sambódromo, Centro de Convenções da capital amazonense. A celebração reuniu cerca de 70 mil fiéis de comunidades urbanas e rurais, com forte participação da juventude.

O Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus esteve presente com os jesuítas Pe. Sandoval da Rocha, SJ (coordenador do Núcleo), Pe. Silas Silva, SJ (diretor do Centro MAGIS Amazônia), Pe. José Paulino Martins, SJ (diretor da Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas) e Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ (pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona). Jovens do Centro MAGIS Amazônia também marcaram presença, contribuindo com o espírito de animação, serviço e comunhão que caracterizam o carisma inaciano.

Durante a homilia, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, destacou a presença viva do Espírito Santo na história da Igreja e na vida de cada cristão, mesmo nos momentos mais difíceis: “Foi soprado sobre nós um Espírito novo, um Espírito de justiça, um Espírito de esperança. É por isso que peregrinamos com esperança, conduzidos por esse sopro que nos ilumina e aquece nossos corações.”

Ao final da celebração, representantes dos treze setores da Arquidiocese foram chamados ao altar para receber a carta convocatória para a Assembleia Sinodal da Juventude, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro. O documento marca o início de uma nova etapa de escuta, discernimento e participação ativa dos jovens na vida da Igreja.

Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia, recebeu a carta e destacou a importância do momento: “É uma grande alegria participar da festa de Pentecostes organizada pela Arquidiocese de Manaus. Ela é um grande sinal de unidade da Igreja, que, ao receber o dom do Espírito Santo, se coloca a serviço do cuidado da vida e da promoção da justiça. Também foi uma alegria receber a convocatória da Assembleia Sinodal da Juventude, onde a Igreja, por meio desta assembleia, busca discernir com a juventude caminhos de evangelização, formação integral e presença, afetiva e efetiva, no meio das juventudes.”

Com o horizonte de uma Igreja de rosto amazônico, sinodal e profética, a assembleia pretende acolher os frutos de um caminho que já vem sendo percorrido há dois anos, fortalecendo a presença e a missão da juventude na vida eclesial e social da região.

Um Momento Decisivo: Vocacionados do GAVI Relembram a Conversão de Santo Inácio em Pamplona

Centro Magis Amazônia acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano em Manaus Por Keven Macedo, via MAGIS Amazônia No domingo (17), o Centro Magis Amazônia, em Manaus/AM, acolheu o encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano. Inspirado na experiência de Santo Inácio em Pamplona, o evento teve como tema […]

Apresentação do Boi PJoteiro promove cultura e diversidade na Cidade Nova

Evento da Pastoral da Juventude uniu tradição popular e evangelização em Manaus Por Gabriel Felipe, CAPJ do Setor Padre Pedro Vignola, via Centro MAGIS Amazônia No primeiro semestre deste ano realizaram-se várias apresentações do Boi Pjoteiro: Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cidade Nova e na Comunidade São Bento, ambas da Paróquia São Bento, […]

Juventude que anima e inspira: construindo uma assembleia viva e alegre

Reunião no Centro MAGIS Amazônia reuniu jovens músicos dos setores Avenida Brasil e Parque 10 para organizar a animação da Assembleia Sinodal da Juventude Por Nair Souza, assessora da PJ da Paróquia São Vicente de Paulo, via MAGIS Amazônia Na segunda-feira (12), o Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, foi o local de encontro de representantes […]

Festa de Santo Inácio de Loyola é celebrada por toda a Preferência Apostólica Amazônia

Missas, tríduos e encontros comunitários marcam a festa, reafirmando a presença e a missão jesuíta na região amazônica