O encontro reuniu jovens para refletirem sobre o autoconhecimento e a sua relação com a sociedade
Por Alessy Padilha, via Centro MAGIS Amazônia
No domingo (14), o Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM, realizou o primeiro encontro do itinerário Espaço Projeto de Vida. A atividade ocorreu das 8h30 às 16h e teve como objetivo possibilitar que os jovens desenvolvessem o seu projeto de vida a partir do autoconhecimento, aprofundando assim sua relação com o outro e com a sociedade.
Participaram do encontro 15 jovens. A programação foi conduzida pela Irmã Maria Couto, religiosa e psicóloga, com experiência no acompanhamento das juventudes. O trabalho desenvolvido buscou despertar reflexões sobre sentimentos, dores, anseios e trajetórias, tendo como símbolo central o coração.
Durante o encontro, os jovens foram convidados a refletir sobre sua presença no mundo e a iniciar um processo contínuo de discernimento pessoal. Ao final, foram deixadas atividades para que os participantes possam amadurecer o que foi partilhado e guardar experiências para o próximo encontro.
O jovem Vinicius Brito De Assis Damasceno expõe sua experiência em participar deste primeiro encontro do Espaço Projeto de Vida.
“O encontro foi importante para mostrar a importância do autoconhecimento e autocuidado. Antes de contribuir com a comunidade em que fazemos parte ou a sociedade a qual estamos inseridos, precisamos primeiramente nos conhecer, saber nossas qualidades e limitações. Reconhecendo quem somos, respeitando nosso “EU”, e reconhecendo nossos limites e qualidades, podemos desenvolver empatia com nós mesmos e com o próximo. Antes de cuidar do próximo, da comunidade, da sociedade etc, precisamos primeiramente cuidar de nós.”
O itinerário Espaço Projeto de Vida, proposto pelo Centro MAGIS Amazônia, conta, na totalidade, com três encontros. O próximo será realizado no dia 19 de outubro e 30 de novembro.







