Evento reuniu mais de 200 jovens no Colégio Preciosíssimo Sangue, com oficinas e noite cultural para fortalecer e engajar os participantes
Por Giovanni Sampaio, via Pastoral da Juventude de Manaus
O Encontrão de Pjoteiros e Pjoteiras da Arquidiocese de Manaus ocorreu no Colégio Preciosíssimo Sangue, no sábado (04 de outubro), das 15h às 20h. A proposta foi promover atividades culturais e artísticas com os jovens e fortalecer os grupos de base da Pastoral da Juventude.

Mais de 200 jovens, entre 15 e 29 anos, participaram do encontro, acompanhados por adultos, assessores, religiosos(as) e Padres. Esteve presente o Bispo Auxiliar e Referencial da Juventude da Igreja de Manaus, Dom Samuel Lima.
A programação contou com oficinas que se tornaram espaços de aprendizado e partilha. Cada tema foi pensado para fortalecer o trabalho nos grupos de base, incentivando a expressão artística, cultural e pastoral. O Centro MAGIS Amazônia colaborou oferecendo a oficina Projeto de vida, assessorada pelo Padre Silas Silva, SJ. O encontrou contou também com as oficinas de Teatro, com Jocê Mendes; Dança e performance, com Alessy Padilha; Pintura, com Jhon Navegante; Mídias sociais, com Ana Cristina; Artes visuais para grupo de jovens, com Adrian Belém; Economia solidária, com Danieli ; e Grafismo Indígena, com Iaro Arupy. No final do evento aconteceu a Noite Cultural repleta de arte, música e teatro, com apresentações nascidas das oficinas, celebrando a beleza da nossa cultura amazônica e reconhecendo o valor da arte que brota dos territórios e da força dos jovens que resistem e sonham.

“Pude participar na oficina de pintura conduzida pelo Jhon Navegante, me fez refletir bastante sobre arte, natureza e sobre nós mesmos, além de várias outras coisas. Foi uma experiência transformadora! Também gostei de ver as apresentações das oficinas na Noite Cultural, onde pude ver os jovens transformarem seus conhecimentos através da arte. Resumindo, gostei muito do Encontro, teve muita animação, música, dança, teatro e para mim é isso que a PJ é: uma Pastoral que busca passar conhecimento para os jovens, para que eles passem para outros, principalmente porque levamos tudo para os nossos grupos, nossas bases.”
Lizzy Corrêa, integrante do Grupo de Jovens JUCAM – Juventude a Caminho da Missão (PJ).
O encontro encerrou-se com envio dos participantes às comunidades. A Pastoral da Juventude reafirmou o compromisso com os grupos de base e segue com ações formativas e culturais para sustentar a caminhada das juventudes na Arquidiocese de Manaus.





