Experiência reuniu jovens e adultos em Manaus para vivenciar momentos de oração, escuta interior, partilha e discernimento à luz da espiritualidade inaciana
Centro MAGIS Amazônia
Nos dias 20 e 21 de junho, o Centro MAGIS Amazônia realizou mais uma edição dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), em Manaus (AM), na Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas. A experiência reuniu 14 participantes, sendo 5 mulheres e 9 homens, entre 9 jovens e 5 adultos, que se dispuseram a viver um tempo de pausa, oração e escuta interior.
A atividade teve início no sábado, dia 20 de junho, com café de acolhida e oração comunitária, e foi encerrada no domingo, dia 21, às 16h, com a Santa Missa. Na ocasião, também foi celebrado o dia de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude.
Inspirados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, os EEJ buscam proporcionar aos participantes uma experiência humana e espiritual profunda por meio do silêncio, da oração e do discernimento. Vividos em etapas, ajudam cada exercitante a reconhecer a presença de Deus na própria história e a buscar sentidos e escolhas para a vida.
Conforme o itinerário proposto, os Exercícios convidam a “sentir e saborear internamente as coisas” (EE 2), favorecendo um encontro pessoal e transformador com Deus. O material do encontro também recorda que os Exercícios são um caminho vivido na oração e orientado para “procurar e encontrar a vontade de Deus na disposição da própria vida para o bem”.
Durante o encontro, os participantes vivenciaram momentos de oração comunitária, pontos de oração, tempos prolongados de oração pessoal, celebração e partilhas, seguindo a metodologia própria dos Exercícios Espirituais em etapas.
Nesta edição, foram realizadas simultaneamente a 1ª e a 2ª etapa dos EEJ. A 1ª etapa possui caráter introdutório e motivacional, iniciando os jovens na experiência humana e espiritual proposta pelo itinerário inaciano. Já a 2ª etapa aprofunda o Princípio e Fundamento e a Primeira Semana dos Exercícios Espirituais, conduzindo os exercitantes à experiência do amor misericordioso de Deus.
A equipe responsável pela condução e acompanhamento contou com Giovanni Sampaio, pastoralista do Centro MAGIS Amazônia; Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia e orientador dos Exercícios para os participantes da 2ª etapa; Renato Duarte, colaborador voluntário do Centro MAGIS Amazônia; Irmã Talita Angélica, CSJ, colaboradora voluntária que contribuiu no acompanhamento e escuta dos participantes; e Luiz Gustavo, candidato à Companhia de Jesus e colaborador voluntário do Centro MAGIS Amazônia, que esteve na orientação dos Exercícios destinados aos participantes da 1ª etapa.
Para Gabriela Mendonça, da Comunidade Santíssima Trindade da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, a experiência foi transformadora. “A minha experiência aqui no retiro foi muito transformadora, eu gostei bastante, foi muito esclarecedora e eu com certeza vou voltar para mais.”
Lucas Santos, vocacionado e catequista na Paróquia Nossa Senhora do Sameiro, também destacou a importância da vivência da 2ª etapa dos Exercícios. “Eu pude fazer a segunda etapa dos exercícios espirituais, onde para mim foi uma experiência magnífica onde eu estava em Cristo, conversando e buscando mais conhecimento.”
A experiência reforçou o compromisso do Centro MAGIS Amazônia em oferecer espaços de espiritualidade e acompanhamento às juventudes, favorecendo processos que integrem fé, discernimento e projeto de vida à luz da espiritualidade inaciana.












