A luz da Esperança 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia

Rumo à luz

Na noite mais luminosa, os reis magos caminham pelas estradas e desertos para encontrar a esperança do mundo. São 3 reis magos que representam a diversidade dos povos, em busca e caminhando para a luz da esperança. A fim de encontrar o Rei dos céus e da terra, que virá salvar e libertar a todos e todas. Esta peregrinação dos reis magos é semelhante à nossa caminha diária, nas nossas pastorais, comunidades, na vida profissional e pessoal. É ir ao encontro do menino que é a luz, que nos traz a salvação. É caminhar e encontrar a esperança que nos fortalece cada dia para viermos para a glória de Deus e para estar a serviço com e para os demais.

A luz que lá longe brilha, representa o nascimento do Verbo Encarnado, do verbo que é a paz, o amor, a fraternidade e a esperança. O Verbo do esperançar para a nossa vida. Esperançar por um mundo de paz, de igualdade e misericórdia.

Neste advento, nos preparamos para o Cristo, que nasce e se renova entre nós. A esperança que vem no tempo do advento e ressurge nas nossas Igrejas, comunidads e a partir do povo. A esperança de rezar pela paz e pela unidade de todos e todas.

Jesus é a esperança da paz. 

para iluminar os que vivem nas trevas 
e na sombra da morte; 
para guiar nossos passos 
no caminho da paz – Lucas 1, 79 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14, 6), é o esperançar para a paz. É por esse caminho, enquanto peregrinos, que somos levados para a salvação e libertação. Mas não é um caminho excludente, é um caminho aberto a todos e todas, pois Jesus “veio para que todos tenham vida, e vida em abundância (João 10, 10). A paz que sonhamos para a salvação e libertação do mundo é aquela que não exclui. Mas que propaga o amor, sem divisões, o mesmo amor que vem de Maria ao dizer sim a Deus, e a compaixão de José por Maria de enfrentar a sociedade, pois em seu ventre, a Virgem traz o menino que será a esperança para o povo sofrido.

Caminhar com Jesus é ser o esperançar do amor e da compaixão. Estas que nos guiam pela oração e contemplação da luz do menino que há de nascer, morrer e ressuscitar para a nossa salvação. Santa Terezina do Meninos Jesus, em sua entrega amorosa, exorta que “Um só ato de amor nos fará conhecer Jesus”, e que este amor seja a entrega para Jesus, caminhar com ele, pela verdade, pela vida, nossa e de nossos irmãos, pela esperança de um mundo melhor e que possamos alcançar a vida eterna, com amor, cuidando de nós e dos pobres e vulneráveis do mundo.

Um novo dia virá. 

Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus – Lucas 13, 29. 

O calendário litúrgico nos dá ânimo e tem seu objetivo para cada início e encerramento de ciclo. É por meio dele que em todo o mundo, em qualquer lugar, os caminhos nos levam a fazer memória e celebração da luz da esperança. Para fazer de cada pessoa uma companhia ao Cristo que nasceu, para no futuro nós nos sentarmos ao lado de Deus, Pai e Filho, no Reino dos céus. Acreditar que um dia novo de paz e amor virá, é acreditar na renovação para a conversão que Jesus nos chama. A conversão do cuidado humano, pela vida dos pobres e marginalizados, a conversão para o cuidado com a nossa terra. Esta conversão nos fala Dom Vicente, “quem coloca Jesus no centro da vida deve se tornar periferia”. Jesus caminhava entre os marginalizados e excluídos de seu tempo, e se tornar periferia, é caminhar com Cristo para sermos sal e luz para aqueles que mais sofrem no nosso tempo.

A luz da fé e do esperançar.

O Jubileu da Esperança nos dá luz para sermos Missionários da Esperança, é neste peregrinar que iremos levar a Boa Nova de Cristo que nasce nas periferias da sociedade. É caminhar com o objetivo de nos renovar, mas também construir uma sociedade justa, fraterna e sem exclusão.

Fé, que através da oração, da comunhão do pão e do vinho. Somos levados ao cuidado da vida. Fé de ver Jesus que nasce todos os dias no esperançar da libertação do povo que sofre, e na salvação eterna para todos e todas.

“Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” Rm 5, 5.

Jesus, sendo a luz da esperança, Ele que move nossos corações rumo ao peregrinar da vida, para o cuidado da juventude, para doar nossos dons e obras para que a glória de Deus aconteça, para amar e servir aos demais. Assim, nos colocamos a caminho, sendo peregrinos e missionários do esperançar, para agir e transformar nossos corações, e propagar o amor de Cristo, de Maria e José a todos e a todas que estão neste percurso da vida, necessitando um pouco da luz e do sabor para se sentirem acalentados.  

Arte Sacra por Lúcio Américo

A juventude para além da esperança 

Alessy Padilha – Pastoralista do Centro MAGIS Amazônia Esperançando com Cristo Papa Francisco convoca a juventude a serem sinal “para além da esperança”. É buscar, diante das instabilidades, crises e dificuldade que o mundo cria, serem promotores da mudança, da ousadia e não se deixar se abater pelos sentimentos que nos vêm nestes tempos tempestuosos. […]

Tribuna dos Direitos Humanos reúne movimentos sociais e obras da Companhia de Jesus em Manaus

 O evento aconteceu para reafirmar a importância de se debater a preservação da Amazônia e a proteção dos mais vulneráveis, construindo uma sociedade mais justa e igualitária

A luz da Esperança 

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Rumo à luz Na noite mais luminosa, os reis magos caminham pelas estradas e desertos para encontrar a esperança do mundo. São 3 reis magos que representam a diversidade dos povos, em busca e caminhando para a luz da esperança. A fim de encontrar o Rei dos céus e […]

Partilha e Vida: CMA participa de confraternização do Núcleo Apostólico de Manaus

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia Aconteceu na última sexta-feira (6), das 19h às 21h30 no Espaço Loyola, bairro Nossa Senhora de Aparecida – Manaus/AM, a confraternização das Obras e Serviços do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus em Manaus. O evento foi realizado para celebrar o ano de atividades com as diversas Obras e […]