A luz da Esperança 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia

Rumo à luz

Na noite mais luminosa, os reis magos caminham pelas estradas e desertos para encontrar a esperança do mundo. São 3 reis magos que representam a diversidade dos povos, em busca e caminhando para a luz da esperança. A fim de encontrar o Rei dos céus e da terra, que virá salvar e libertar a todos e todas. Esta peregrinação dos reis magos é semelhante à nossa caminha diária, nas nossas pastorais, comunidades, na vida profissional e pessoal. É ir ao encontro do menino que é a luz, que nos traz a salvação. É caminhar e encontrar a esperança que nos fortalece cada dia para viermos para a glória de Deus e para estar a serviço com e para os demais.

A luz que lá longe brilha, representa o nascimento do Verbo Encarnado, do verbo que é a paz, o amor, a fraternidade e a esperança. O Verbo do esperançar para a nossa vida. Esperançar por um mundo de paz, de igualdade e misericórdia.

Neste advento, nos preparamos para o Cristo, que nasce e se renova entre nós. A esperança que vem no tempo do advento e ressurge nas nossas Igrejas, comunidads e a partir do povo. A esperança de rezar pela paz e pela unidade de todos e todas.

Jesus é a esperança da paz. 

para iluminar os que vivem nas trevas 
e na sombra da morte; 
para guiar nossos passos 
no caminho da paz – Lucas 1, 79 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14, 6), é o esperançar para a paz. É por esse caminho, enquanto peregrinos, que somos levados para a salvação e libertação. Mas não é um caminho excludente, é um caminho aberto a todos e todas, pois Jesus “veio para que todos tenham vida, e vida em abundância (João 10, 10). A paz que sonhamos para a salvação e libertação do mundo é aquela que não exclui. Mas que propaga o amor, sem divisões, o mesmo amor que vem de Maria ao dizer sim a Deus, e a compaixão de José por Maria de enfrentar a sociedade, pois em seu ventre, a Virgem traz o menino que será a esperança para o povo sofrido.

Caminhar com Jesus é ser o esperançar do amor e da compaixão. Estas que nos guiam pela oração e contemplação da luz do menino que há de nascer, morrer e ressuscitar para a nossa salvação. Santa Terezina do Meninos Jesus, em sua entrega amorosa, exorta que “Um só ato de amor nos fará conhecer Jesus”, e que este amor seja a entrega para Jesus, caminhar com ele, pela verdade, pela vida, nossa e de nossos irmãos, pela esperança de um mundo melhor e que possamos alcançar a vida eterna, com amor, cuidando de nós e dos pobres e vulneráveis do mundo.

Um novo dia virá. 

Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus – Lucas 13, 29. 

O calendário litúrgico nos dá ânimo e tem seu objetivo para cada início e encerramento de ciclo. É por meio dele que em todo o mundo, em qualquer lugar, os caminhos nos levam a fazer memória e celebração da luz da esperança. Para fazer de cada pessoa uma companhia ao Cristo que nasceu, para no futuro nós nos sentarmos ao lado de Deus, Pai e Filho, no Reino dos céus. Acreditar que um dia novo de paz e amor virá, é acreditar na renovação para a conversão que Jesus nos chama. A conversão do cuidado humano, pela vida dos pobres e marginalizados, a conversão para o cuidado com a nossa terra. Esta conversão nos fala Dom Vicente, “quem coloca Jesus no centro da vida deve se tornar periferia”. Jesus caminhava entre os marginalizados e excluídos de seu tempo, e se tornar periferia, é caminhar com Cristo para sermos sal e luz para aqueles que mais sofrem no nosso tempo.

A luz da fé e do esperançar.

O Jubileu da Esperança nos dá luz para sermos Missionários da Esperança, é neste peregrinar que iremos levar a Boa Nova de Cristo que nasce nas periferias da sociedade. É caminhar com o objetivo de nos renovar, mas também construir uma sociedade justa, fraterna e sem exclusão.

Fé, que através da oração, da comunhão do pão e do vinho. Somos levados ao cuidado da vida. Fé de ver Jesus que nasce todos os dias no esperançar da libertação do povo que sofre, e na salvação eterna para todos e todas.

“Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” Rm 5, 5.

Jesus, sendo a luz da esperança, Ele que move nossos corações rumo ao peregrinar da vida, para o cuidado da juventude, para doar nossos dons e obras para que a glória de Deus aconteça, para amar e servir aos demais. Assim, nos colocamos a caminho, sendo peregrinos e missionários do esperançar, para agir e transformar nossos corações, e propagar o amor de Cristo, de Maria e José a todos e a todas que estão neste percurso da vida, necessitando um pouco da luz e do sabor para se sentirem acalentados.  

Arte Sacra por Lúcio Américo

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]