Centro MAGIS Amazônia celebra 13 anos de missão com as juventudes e compromisso socioambiental

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração reúne parceiros e juventudes em Missa de Ação de Graças marcada por espiritualidade, solidariedade e partilha

Felipe Moura via Centro MAGIS Amazônia

No sábado (12), o Centro MAGIS Amazônia celebrou, com gratidão e alegria, seus 13 anos de caminhada com uma Missa em Ação de Graças. A celebração marcou mais de uma década de evangelização, formação e compromisso com a juventude amazônica, reunindo parceiros, amigos e representantes de diversas redes que compartilham dessa missão transformadora.

Na Celebração Eucarística também se fez memória de um ano da transferência do Centro MAGIS Amazônia de Belém/PA para a capital do Estado do Amazonas, Manaus, favorecendo assim a continuidade do trabalho que a Rede Inaciana de Juventude (MAGIS Brasil) vem realizando nas cidades da Região Metropolitana de Manaus.

A missa foi presidida por Dom Samuel Lima, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e referencial para o trabalho com as juventudes, em conjunto com o Padre Silas Silva, SJ, Diretor do Centro MAGIS Amazônia. O momento foi de profunda espiritualidade, marcado por memórias, gratidão e esperança na continuidade da missão.

Estiveram presentes jovens que integram o Centro MAGIS, além de representantes de redes parceiras, como o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Fé e Alegria, Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES Manaus), Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), Coletivo Fórum das Águas, jovens da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, entre outros.

Como gesto concreto de solidariedade, concluiu-se a arrecadação de absorventes higiênicos durante o evento. As doações foram destinadas ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), em Manaus, contribuindo para o cuidado com a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. A celebração foi encerrada com um lanche partilhado entre os participantes, reforçando o espírito de comunidade e partilha.

Desde sua fundação, o Centro MAGIS Amazônia tem se consolidado como um ponto de referência para jovens de diversos contextos sociais e culturais. Inspirado na espiritualidade inaciana, o Centro atua como um espaço de acolhimento, escuta, discernimento e articulação de ações que promovem o cuidado com as juventudes, a Casa Comum, os direitos humanos, a espiritualidade, o serviço e a justiça socioambiental, inserindo-se na dinâmica da Amazônia como um sinal de esperança e transformação. Celebrar 13 anos é reconhecer a força da juventude que sonha, luta e transforma.

Relatos de vida

“Participar da comemoração foi poder recordar minha caminhada no serviço ao Reino de Deus junto a tantos outros jovens, reafirmando a importância de se construir espaços que acolham a história e oportunizem o protagonismo das juventudes no espaço eclesial.” Relatou Suzi Brito, do Núcleo Inaciano e ex-colaboradora do CMA.

E complementou Renato Duarte, também do Núcleo Inaciano e ex-colaborador: “o CMA é um lugar de muita construção e vida doada nesses 13 anos. Estarmos juntos nesse momento de celebração é revisitar uma história de muitos sentimentos bons na minha vida, de crescimento e partilha de vida. É ótimo reencontrar quem viveu e vive essa missão de doação com a juventude, trocar afetos e perceber que o MAGIS na Amazônia transborda vida.

Juventude de Manaus alinha preparativos para o DNJ e Jubileu da Juventude 2025

Reunião mensal do Setor Juventude reuniu representantes de diversos grupos e pastorais

Pastoral Universitária de Roraima e UFRR promovem formação sobre ecologia integral e povos indígenas

Encontro realizado no Instituto Insikiran- UFRR reuniu vozes indígenas, acadêmicas e religiosas em diálogo sobre direitos, cultura e preservação da Casa Comum Maria Suely Pereira Corrêa, Irmã Ângela Maria Mabarzo- FMMDP, da equipe de coordenação da Pastoral Universitária de Roraima e Oiran Braga da comunidade, via MAGIS Amazônia Na quarta-feira (2), foi realizado o II […]

Padre Silas Silva, SJ, participa de encontro com a juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona

Atividade com o tema “Amar como Jesus amou” reuniu jovens em Manaus para um dia de espiritualidade, partilha e dinâmicas de integração Gustavo Morais de Almada, via Centro MAGIS Amazônia Na manhã do sábado (22), a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM, acolheu um grupo de […]

Centro MAGIS Amazônia sedia formação sobre justiça climática e ação cidadã

Iniciativa do Instituto Aparecida Sustentável capacitou lideranças comunitárias de Manaus para atuação socioambiental nos territórios periféricos Gabriel Mota, do Instituto Aparecida Sustentável, via Centro MAGIS Amazônia No sábado (20), foi realizada a Formação Comunitária Ambiental do Instituto Aparecida Sustentável, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM. Participaram 20 pessoas, de diferentes faixas etárias, entre 18 e […]