Ciclo de Formação Intercultural da Pastoral Universitária discute Ecologia Integral e agroecologia em Roraima

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Primeira etapa promoveu roda de conversa e oficina prática, envolvendo universidades, movimentos sociais e comunidades

Maria Suely Pereira Corrêa e Ir. Angela Maria Mabarzo – fmmdp, via Pastoral Universitária 

A Pastoral Universitária da Diocese de Roraima tem promovido atividades que estimulam a reflexão crítica sobre temas que desafiam a sociedade e as comunidades, contribuindo para a construção de soluções viáveis. Em 2025, o Ciclo de Formação Intercultural tem como tema “Ecologia Integral”, com o objetivo de oferecer três momentos socioeducativos para debater a importância da ecologia integral, os impactos do desequilíbrio ambiental e formas de superação por meio do acolhimento, respeito e cuidado com a Casa Comum.

O primeiro encontro do ciclo foi realizado na sexta-feira (21), em parceria com o Centro de Ciências Humanas da UFRR, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista/RR. Participaram 37 pessoas, entre alunos e professores das universidades UFRR, IFRR, UCP e UNIP, integrantes de pastorais, movimentos sociais, Fundação Fé e Alegria e camponesas do Lavrado. A programação incluiu uma roda de conversa pela manhã e uma oficina sobre agroecologia, economia solidária e segurança alimentar no período da tarde.

A roda de conversa teve início com um momento de acolhida conduzido pelo assessor da Pastoral Universitária, Pe. David Romero. A mediação foi feita pela professora Márcia de Oliveira (UFRR), que introduziu o tema e apresentou os palestrantes. O Frei Atilio Battistuz (Diocese de Roraima) abriu as falas, relacionando a ecologia integral com a Campanha da Fraternidade 2025 e destacando a urgência do cuidado com a casa comum. “O tema da ecologia integral é o grande desafio do mundo de hoje. Quando se fala de ecologia integral, significa que todas as áreas da convivência humana têm a ver com ecologia. A partilha foi rica porque veio quem tinha interesse pelo tema.”

Na sequência, os professores Felipe Paes e Paulo Maroti (UFRR) compartilharam suas experiências na formação de professores do campo, abordando a ecologia integral como eixo estruturante. “Foi um momento muito construtivo para entendermos esse conceito de ecologia integral, que une o social, o ambiental e outros fatores. Tivemos a presença de alunos, professores, técnicos — foi muito interessante”, avaliou o professor Paulo Maroti.

A roda foi concluída com a participação ativa do público. Eliene de Oliveira, agrônoma com ênfase em agricultura familiar, comentou: “Escutei nas três falas esse novo olhar sobre ecologia com uma integralidade. Senti um chamado para formar redes e levar essa discussão adiante na família, nas escolas, em todos os nossos ambientes.”

No período da tarde, a oficina foi coordenada por Maria Suely Pereira Corrêa, da equipe de coordenação da Pastoral Universitária. O professor Paulo Maroti apresentou o Projeto Camponesas do Lavrado, desenvolvido com o acompanhamento da UFRR. Em seguida, representantes da Associação de Mulheres Camponesas do Lavrado relataram suas experiências, conquistas e desafios na prática agroecológica.

Elieze dos Santos, da Fundação Fé e Alegria, compartilhou sua impressão: “Foi maravilhoso ver mulheres corajosas que estão mudando a forma de produção de alimentos para uma maneira mais ecológica. Elas trazem a ecologia integral de forma prática para o nosso viver. Essa experiência me anima a acreditar que um mundo melhor é possível para nossas crianças.”

O ciclo de formação segue com novas atividades ao longo do ano, aprofundando a formação socioambiental e fortalecendo a espiritualidade ecológica.

Padre Silas Silva, SJ, participa de encontro com a juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona

Atividade com o tema “Amar como Jesus amou” reuniu jovens em Manaus para um dia de espiritualidade, partilha e dinâmicas de integração Gustavo Morais de Almada, via Centro MAGIS Amazônia Na manhã do sábado (22), a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM, acolheu um grupo de […]

Centro MAGIS Amazônia sedia formação sobre justiça climática e ação cidadã

Iniciativa do Instituto Aparecida Sustentável capacitou lideranças comunitárias de Manaus para atuação socioambiental nos territórios periféricos Gabriel Mota, do Instituto Aparecida Sustentável, via Centro MAGIS Amazônia No sábado (20), foi realizada a Formação Comunitária Ambiental do Instituto Aparecida Sustentável, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM. Participaram 20 pessoas, de diferentes faixas etárias, entre 18 e […]

CMA colabora com a juventude das paróquias Mãe da Misericórdia e São Vicente e reza o Ofício Divino em louvor ao padroeiro da juventude, São Luís Gonzaga

Celebração e processo de rearticulação da Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia Mãe da Misericórdia, em Manaus/AM Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia Na manhã de quinta-feira (19), jovens e adultos das comunidades da Paróquia Mãe da Misericórdia e São Vicente de Paulo estiveram participando do Ofício Divino da Juventude (ODJ) na Comunidade […]

CMA realiza assessoria sobre evangelização da juventude para lideranças da Área Missionária Divina Misericórdia

Encontro tratou do Documento 85 – “Evangelização da Juventude” da CNBB Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia No domingo (15), o Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Silva, SJ, realizou uma assessoria para as lideranças jovens das comunidades da Área Missionária Divina Misericórdia. O encontro aconteceu como continuidade da formação sobre identidade […]