Comunidade inaciana em Manaus celebra São José de Anchieta em missa especial

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Missa reuniu jesuítas, obras inacianas e catequistas com homilia que destacou o legado do santo missionário 

Centro MAGIS Amazônia via Preferencia Apostólica Amazônica

Na noite de segunda-feira (09), uma missa em honra a São José de Anchieta, missionário jesuíta e um dos grandes evangelizadores do Brasil, foi realizada em Manaus (AM). Presidida por Dom Samuel Ferreira de Lima, bispo auxiliar de Manaus, a celebração enfatizou o exemplo de Anchieta no diálogo com os povos indígenas e sua capacidade de traduzir o Evangelho a partir da cultura local.

A missa foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e reuniu obras e parceiros do Núcleo Apostólico Manaus, entre eles o Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies Manaus), o Centro MAGIS Amazônia, Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e a Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS).

Diversos jesuítas participaram da celebração, como o Pe. Sandoval da Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico; Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; Pe. José Paulino Martins, SJ, diretor da Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas; Pe. Emílio Magro Moreira, SJ, orientador de Exercícios Espirituais Inacianos; Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ, pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona; e Pe. Silvio Marques, SJ, diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).

Em sua homilia, Dom Samuel destacou: “São José de Anchieta se esvaziou de si mesmo para aprender com os povos indígenas – sua cultura, sabedoria, arte e beleza – e, nesse processo, foi traduzindo o Evangelho com profunda reflexão. Ele nos ensina a ouvir o diferente e a descobrir Deus nos elementos simples que nos cercam.”

São José de Anchieta foi um dos principais missionários jesuítas no processo de evangelização do Brasil no século XVI. Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, chegou jovem ao Brasil e se destacou como educador, escritor, poeta e defensor dos povos indígenas. Aprendeu e registrou a língua tupi, compondo uma gramática e catecismos que serviram à missão evangelizadora. Beatificado em 1980 e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, Anchieta é considerado um dos fundadores da nação brasileira e padroeiro dos catequistas.

A celebração também foi um momento de oração pelas vocações e pelo ministério dos catequistas, reconhecendo seu papel fundamental na transmissão da fé. Ao final da missa, os participantes se reuniram em um lanche partilhado, fortalecendo os laços de comunidade e missão. O momento reforçou o compromisso da Comunidade Inaciana com a evangelização e a justiça socioambiental na Amazônia, seguindo o legado de São José de Anchieta.

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]