Encontro formativo reuniu jovens e adultos em Manaus para fortalecer o caminho da evangelização e escuta sinodal das juventudes
Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia
Com o objetivo de preparar os jovens sinodais, adultos assessores e os acompanhantes das juventudes participantes da Assembleia Sinodal da Juventude, o Centro MAGIS Amazônia participou, no sábado (12), do primeiro encontro formativo promovido pela Comissão do Sínodo da Arquidiocese de Manaus. A atividade foi realizada no Auditório da Unidade 2 da FAMETRO, em Manaus/AM, das 14h às 19h, e reuniu 180 pessoas, entre jovens e adultos, representantes de diversas pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades.

A formação teve início com a acolhida, credenciamento e oração inspirada no Relato Bíblico de Emaús, representação do caminho sinodal. Em seguida, a professora Andreza Weil apresentou a realidade da juventude em Manaus e no Brasil. Logo após, Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aprofundou o tema da evangelização juvenil à luz do Documento 85 – Evangelização da Juventude. Os participantes também puderam dialogar com os convidados, enriquecendo o discernimento coletivo sobre os desafios e perspectivas pastorais para as juventudes com perguntas e partilhas. Um momento muito importante para o processo de discernimento ao caminho que Deus chama a Igreja de Manaus para o cuidado e evangelização das Juventudes.
A escolha para representar o Centro MAGIS Amazônia neste momento tão único e singular na vida da juventude da Igreja de Manaus foi a jovem Beatriz Silva, e Harison, como representante dos adultos que acompanham o trabalho do Centro MAGIS Amazônia, e o Padre Silas Silva, SJ, integrante da Comissão do Sínodo. A iniciativa, dentro do Caminho para a Assembleia Sinodal Arquidiocesana da Juventude, é parte de um percurso de dois encontros formativos voltados para os jovens e as jovens indicados pelas paróquias, Áreas Missionárias e demais expressões juvenis da Arquidiocese de Manaus, assim como os adultos que os acompanham.
“Participei da formação dos jovens sinodais representando o CMA. Foi uma experiência muito gratificante e acolhedora. Os momentos formativos foram esclarecedores e importantes para entender ainda mais sobre a nossa diversidade enquanto juventudes amazônicas e o quanto é fundamental conhecermos nossas realidades. Foi muito importante o momento de partilha sobre a atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude, e refletir como ele pode atender melhor à nossa diversidade”, afirmou Beatriz Silva.
O encontro aconteceu com o objetivo de fortalecer a formação dos jovens sinodais e adultos assessores, lançando luz sobre o contexto juvenil e incentivando o protagonismo dos jovens na construção de uma Igreja mais sinodal, encarnada e atenta à diversidade amazônica. O segundo encontro formativo deverá aprofundar ainda mais as escutas e propostas rumo à Assembleia.

