O objetivo foi proporcionar uma maior compreensão do processo formativo jesuíta, com foco na etapa do noviciado e no plano de candidatos
Vitor Dantas, via Centro MAGIS Amazônia
Nos dias 3 e 4 de maio de 2025, o Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) de Manaus realizou um encontro de formação para vocacionados à Companhia de Jesus no Centro MAGIS Amazônia. O evento contou com a participação de cinco jovens, com idades entre 18 e 30 anos, vindos da cidade de Manaus, AM. Estiveram presentes também o Pe. Silas Silva, SJ, referencial para as Vocações Jesuítas em Manaus, os noviços Bruno Costa e Danilo de Paulo, além do candidato à Companhia de Jesus, Vitor Dantas.
O encontro teve início com a exibição do documentário “Como morar em um flutuante na Amazônia”, durante o Cine MAGIS, seguido de uma partilha. À noite, o grupo se dirigiu à Comunidade dos Jesuítas João Bosco Burnier, onde ocorreu o jantar, e os vocacionados pernoitaram na Casa de Retiro Vicente Cañas. Na manhã de domingo, a oração foi conduzida pelos noviços Bruno Costa e Danilo de Paulo. Em seguida, os noviços compartilharam sobre a etapa de formação em que se encontram. Após a partilha, Vitor Dantas conduziu a reflexão sobre o plano de candidatos, abordando as etapas iniciais da Companhia de Jesus. O evento foi concluído com um almoço e a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Silas Silva, SJ.
O encontro teve como objetivo proporcionar uma maior compreensão do processo formativo na Companhia de Jesus, com foco na etapa do noviciado e no plano de candidatos.
Antônio Gomes, vocacionado Jesuíta, expressou sua impressão sobre o evento: “Depois de um dia com o Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano – GAVI, fica um sentimento de paz e sentido. As partilhas, os silêncios e a presença dos outros, o clima de escuta e acolhimento, fazem a gente perceber que não estou sozinho nesse caminho, dando uma esperança tranquila de que o caminho vai se revelar no tempo certo.”


