Jesuítas participam da Solenidade de Pentecostes em Manaus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração reuniu cerca de 70 mil fiéis e marcou a convocação para a Assembleia Sinodal da Juventude

Por Preferência Apostólica Amazônica

Com o lema “No Espírito Santo, Peregrinos de Esperança”, a Arquidiocese de Manaus celebrou a Solenidade de Pentecostes no último domingo, 08 de junho, no Sambódromo, Centro de Convenções da capital amazonense. A celebração reuniu cerca de 70 mil fiéis de comunidades urbanas e rurais, com forte participação da juventude.

O Núcleo Apostólico Manaus da Companhia de Jesus esteve presente com os jesuítas Pe. Sandoval da Rocha, SJ (coordenador do Núcleo), Pe. Silas Silva, SJ (diretor do Centro MAGIS Amazônia), Pe. José Paulino Martins, SJ (diretor da Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas) e Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ (pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona). Jovens do Centro MAGIS Amazônia também marcaram presença, contribuindo com o espírito de animação, serviço e comunhão que caracterizam o carisma inaciano.

Durante a homilia, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, destacou a presença viva do Espírito Santo na história da Igreja e na vida de cada cristão, mesmo nos momentos mais difíceis: “Foi soprado sobre nós um Espírito novo, um Espírito de justiça, um Espírito de esperança. É por isso que peregrinamos com esperança, conduzidos por esse sopro que nos ilumina e aquece nossos corações.”

Ao final da celebração, representantes dos treze setores da Arquidiocese foram chamados ao altar para receber a carta convocatória para a Assembleia Sinodal da Juventude, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro. O documento marca o início de uma nova etapa de escuta, discernimento e participação ativa dos jovens na vida da Igreja.

Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia, recebeu a carta e destacou a importância do momento: “É uma grande alegria participar da festa de Pentecostes organizada pela Arquidiocese de Manaus. Ela é um grande sinal de unidade da Igreja, que, ao receber o dom do Espírito Santo, se coloca a serviço do cuidado da vida e da promoção da justiça. Também foi uma alegria receber a convocatória da Assembleia Sinodal da Juventude, onde a Igreja, por meio desta assembleia, busca discernir com a juventude caminhos de evangelização, formação integral e presença, afetiva e efetiva, no meio das juventudes.”

Com o horizonte de uma Igreja de rosto amazônico, sinodal e profética, a assembleia pretende acolher os frutos de um caminho que já vem sendo percorrido há dois anos, fortalecendo a presença e a missão da juventude na vida eclesial e social da região.

Centro MAGIS Amazônia e Irmãs de São José de Chambéry realizam Projeto Amar e Servir

Ação em parceria levou cortes de cabelo, escuta e cuidado a moradores da Comunidade Novo Horizonte, na periferia da Grande Manaus

Fórum das Juventudes Amazônicas 2026

Um espaço de encontro, escuta e construção coletiva entre as juventudes da Amazônia. Un espacio de encuentro, escucha y construcción colectiva entre las juventudes de la Amazonía. Inscreva-se / Inscríbete 25 a 27 de setembro de 2026 25 al 27 de septiembre de 2026 Manaus – Amazonas – Brasil Presencial Vagas limitadas Cupos limitados O […]

Núcleos apostólicos da Paam celebram São José de Anchieta

No dia 09 de junho, data em que a Igreja celebra São José de Anchieta, os diferentes núcleos apostólicos da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) promoveram celebrações eucarísticas em honra á São José Anchieta

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]